Já pensou em visitar a Terra de Salvador Dali, Gaudi,
Picasso, Miró e degustar, na origem, os vinhos da Rioja? Este é o convite do
primeiro clube eletrônico de vinhos do Brasil - o Dioniso Clube de Vinhos -
aos associados, amantes da bebida e dos prazeres da gastronomia, para o
próximo mês. De 2 a 11 de novembro deste ano, enófilos experientes,
intermediários ou iniciantes poderão degustar vinhos locais das melhores
procedências, além de conhecer patrimônios históricos e culturais espanhóis.
No roteiro dos participantes estão Segóvia, Valladolid, Peñafiel, La Rioja, Logroño, Burgos, Aranda de Duero e Briones. O tour engloba visitas monitoradas, com guias locais (em português) e acompanhamento diário. Serão feitas 11 visitas a vinícolas com degustações, almoços e jantares em restaurantes reconhecidos pela culinária típica e símbolos gastronômicos.
No roteiro dos participantes estão Segóvia, Valladolid, Peñafiel, La Rioja, Logroño, Burgos, Aranda de Duero e Briones. O tour engloba visitas monitoradas, com guias locais (em português) e acompanhamento diário. Serão feitas 11 visitas a vinícolas com degustações, almoços e jantares em restaurantes reconhecidos pela culinária típica e símbolos gastronômicos.
Segundo o proprietário do Dioniso Clube de Vinhos, Marco
Antônio Fernandes, trata-se de uma oportunidade ímpar de integrar os
participantes à cultura espanhola e suas tradições. “Estamos muito felizes de
realizar esse encontro que, com certeza, trará momentos inesquecíveis sobre um
país que se tornou uma parada obrigatória aos amantes da arte do vinho, pela
variedade e qualidade de suas produções”.
Entre os pontos turísticos que deverão tornar a viagem
ainda mais fascinante estão visitas a vilas tradicionais, monumentos, passagem
pela vinícola Abadia Retuerta, na mítica “Milha de Ouro”, jantar em restaurante
clássico de Valladolid, parada em Mosteiro de Santo Domingo de Silos (marco
cultural espanhol) e ao Museu de Vinho Dinastia Vivanco, considerado pela
Unesco e pela Organização Mundial do Turismo como o melhor Museu da Cultura do
Vinho no mundo.
O pacote de viagem inclui passagens, hotéis e passeios
descritos no programa, que pode ser acessado pelo site www.dionisoclubedevinhos.com.br ,
na área de benefícios, seção de viagens.
A relação da Espanha com o vinho transcende a época em
que os romanos dominaram a Península Ibérica. Há registros de que as videiras
são cultivadas desde, aproximadamente, os anos quatro ou três mil Antes de
Cristo. A cultura do vinho sobreviveu
aos bárbaros e, também, à passagem dos árabes, em razão de uma pequena produção
para atender aos cristãos. Quando a filoxera - uma praga que ataca as raízes e folhas de um vinhedo - atingiu os vinhedos da França, em meados do século XIX,
alguns produtores migraram para a Espanha, levando consigo suas técnicas de
vinificação.
A indústria vitivinícola espanhola passou por profundas
mudanças e modernização, que não se limitou apenas ao campo, mas também incluiu
toda a regulamentação do setor e hoje é berço de alguns dos melhores e mais
prestigiados vinhos do mundo. Tem, atualmente, a maior área de vinhedos do
mundo e é o terceiro maior produtor de vinhos, ocupando a maior parte da
Península Ibérica.
A maior parte de vinhedos plantados é de cepas brancas,
dentre as principais estão Verdejo, Albariño, Xarel-lo e Viura. Também há uma
forte influência de uvas tintas genuinamente espanholas, como Tempranillo,
Garnacha, Monastrell, Cariñena, Graciano, Mencía e Mazuelo. Produz muitos
rótulos a partir das internacionais Cabernet Sauvignon, Merlot, Sauvignon Blanc
e Chardonnay.
Inspirado no Deus grego que simboliza festas e vinhos,
nasceu, em 2001, o Dioniso Wine Club - o primeiro empreendimento eletrônico
voltado aos apaixonados por vinho no Brasil. Um marco histórico que propiciou
aos amantes da gastronomia e da sofisticação um ambiente prático, funcional e
seguro para adquirir e degustar os melhores vinhos nacionais e importados no
conforto de suas casas. Marco Antonio Fernandes é proprietário do Dioniso Clube
de Vinhos – o primeiro sistema eletrônico para o comércio de vinhos importados
e nacionais do país, desde 2001. Com perfil pioneiro e inovador, formou-se em
Marketing e Publicidade pela Universidade Anhembi Morumbi. O empreendedor
acumula experiência de 34 anos no setor. Atuou como vendedor de vinhos e
mercadólogo em grandes e renomadas importadoras. Em 1997, inaugurou a Art des
Caves, primeira empresa fabricante de adegas climatizadas do Brasil. Em 2005
criou as lojas Maison de Caves para comercializar adegas, vinhos nobres e
acessórios. É especialista em enograstronomia e um entusiasta na
propagação da cultura de vinhos.
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