sábado, 28 de novembro de 2015

Mulheres à beira do fogo – 2ª Churrascada


 A carne e a costela estão bonitas. Mas o que não consigo aceitar é comer churrasco no palito e em caixa de papelão.
Foto D/JN

Para satisfação da colega e amiga Clarice Chwartzmann,, que lançou e lidera um movimento para que as mulheres se aproximem mais do churrasco e aprendem tudo sobre esta arte da gastronomia, até agora, mais ligada ao homem, pelo menos cinco mulheres participarão da 2ª Churrascada, festival gastronômico da agência Haute, em São Paulo, dia 28 de novembro, no Brooklin.  Ela estará lá, preparando um pernil de cordeiro. . Entre os organizadores,  os especialistas em carnes Rogério Betti e Gustavo Bottino. Além delas,  outros 20 chefs prepararão suas especialidades, usando sempre carvão ou lenha. Também estará presente o norte-americano Madison Rucket.
O Festival gastronômico para apaixonados por churrasco apresentará carne dry-aged, cordeiros uruguaios, de caça e nobres cortes de swift black. Idealizada e produzida pelos especialistas em carnes Rogério Betti e Gustavo Bottino com a expertise da agência Haute, a Churrascada se prepara para levar a sua segunda edição o dobro da quantidade de carnes servidas na primeira. Quatro toneladas devem ser consumidas, das 12h às 22h, no espaço que também terá o dobro do tamanho, com 10mil m2, e completa estrutura para família e grupos de amigos.
A Churrascada acontece com espaços dedicados a cada um dos 20 chefs convidados, que preparam em sua churrasqueira – de lenha ou carvão – sua especialidade. Espetos no chão, grelha, tambores, rotisserie, Pit (usado do Texas para defumar carne) e parilla são alguns dos equipamentos encontrados pelo evento.
Entre os destaques confirmados para a nova edição, Rogério Betti com o Lombo Bovino Dry-aged (processo maturado de três semanas), Mario Portella com Costela de chão, Julio Raw com o conhecido Pastrami do Z-Deli e o norte-americano Madison Ruckel, conhecido churrasqueiro da Carolina do Norte, que apresenta a Smoked Brisket (Peito Bovino Defumado). As mulheres ganham ainda mais espaço na Churrascada e preparam Bisteca Fiorentina (Tatiana Bassi), Carré de cordeiro (Ligia Karazawa), Copa lombo de Javali (Paula Labaki), pernil de cordeiro (Clarice Chwartzmann) e Cordeiro Patagônico (Priscila de Jesus). Nesta edição, haverá também uma grelha amadora que incentiva novos churrasqueiros e será ocupada pelo paulistano Silvio Breda com seu Rump Roast.
Conhecidos restaurantes também ganham seus espaços assinando algumas churrasqueiras e disponibilizam seus chefs para o preparo das carnes e acompanhamentos, como o Templo da Carne, Eataly São Paulo, Barbacoa, BOS BBQ, Pobre Juan, e Butcher's Market – este com assado de tira e paleta suína feitos aos moldes do churrasco Coreano. O time fica completo com Zena Caffé (Carlos Bertolazzi), Goya Bar (Diego Belda), Chinco Cabrón, Ogrostomia – RJ (Jimmy McMannis), La Madonina (Roberto Ravioli), Burger Lab Experience (Jorge Boratto) e os carnívoros Marcos Baldassari, Cesar Vicenzi e Antonio Carlos (Perico).
Já entre os fornecedores, a Churrascada se cerca dos melhores de cada área. As carnes bovinas são Swift Black – com produção limitada, gordura e maturidade controlada; Porco, linguiça e as aves – galinha d’angola e frango caipira – são fornecidas pela Cerrado Carnes; Flavor Poll Dorset fornece excelência em caprinos; e Agrobonfim disponibiliza frutas e legumes, estes grelhados, durante todo o evento.
 “Criamos um evento gastronômico diferente e com muita qualidade. Apostamos no churrasco ancestral, delicioso, compartilhado por boas companhias e bons momentos. Com esses parceiros e fornecedores, queremos viajar pelo Brasil levando essa experiência” afirma Felipe Aversa, da agência Haute.
Para deixar a Churrascada ainda mais completa, a cerveja Budweiser será servida, bem gelada, por todo o evento. A Goose Island também poderá ser degustada junto com a Colorado. Um bar de Jameson, que ativará uma barbearia em parceria com a Corleone, venderá drinks especiais a base do whisky, além de drinks de Gin Beefeater. Bandas de Folk, Rock, e Country também animam o público, se revezando com DJs até às 22h. O ingresso all-inclusive é vendido a partir de R$ 250,00 no www.semhora.com.br. Crianças até 12 anos não pagam e contam com uma área exclusiva com recreação.
Criada em 2009 pelos sócios Bruno Dias, Guga Guizelini, Dado Ribeiro e Felipe Aversa, a agência de entretenimento Haute é especializada em criar relacionamento entre pessoas e marcas por meio de ações criativas voltadas para um público segmentado. A Haute tem como foco principal transformar eventos em plataformas de relacionamento. Muito mais que uma produtora a Haute é uma #FabricaDeEmocao!

O endereço é  Avenida Roque Petroni Junior, 576 – Brooklin, São Paulo.

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