sábado, 7 de novembro de 2015

Bazkaria apresentou a Vinhética

O restaurante Bazkaria, em Porto Alegre, apresentou, dia 5 de novembro, a nova marca de vinhos gaúcha Vinhética.  Idealizado pelo francês Jean Pierre Bernard em parceria com o enólogo basco Gaspar Desurmont, o projeto consiste no desenvolvimento de vinhos sustentáveis e de qualidade na Campanha Gaúcha.
A Vinhetica surgiu do sonho de Bernard em produzir um vinho brasileiro com tradição francesa. Ligada aos três eixos do desenvolvimento sustentável – ecologicamente correto, socialmente justo e economicamente viável – , a vinícola preocupa-se com o apoio à agricultura familiar. Foram selecionadas pequenas viticulturas para receber apoio na produção, por meio de transferência de tecnologia e serviços de consultoria que garantem a qualidade das uvas.
Os primeiros rótulos da Vinhetica são o Terroir de Rosé, o Terroir de Rouge, o Terroir & Tradition e Terroir D’Effervescence. O primeiro é uma mescla de Teroldego (uva italiana) e Merlot (uva francesa) que deram, respectivamente, a estrutura e o paladar redondo ao vinho. Ele possui uma coloração rosa framboesa com reflexos de lichia, frutado, fresco e elegante. O Terroir de Rouge, produzido com Cabernet Sauvignon (uva francesa) e Arinarnoa (uva francesa do país basco), é leve com tons violetas e reflexo brilhante claro. Possui bom equilíbrio e no paladar encontram-se taninos suaves, com uma pitada de pimenta-do-reino. O Terroir & Tradition tem aroma de frutas vermelhas como cereja, amora e groselhas pretas combinadas com notas de café e cor grená intensa. As uvas Merlot, Marselan e Tannat garantem, respectivamente, o lado redondo, a estrutura e o poder do rótulo. O espumante Terroir D’Effervescence possui uma boa acidez e muito equilíbrio, apresenta cor amarelo palha, reflexos brilhantes e bolhas finas, delicadas e constantes. A combinação das uvas Chardonnay, Pinot Noir e Riesling Itálico garante a elegância, a estrutura e o grande frescor do espumante.

O evento contou com comidinhas elaboradas pelo chef Haritz Aranburu. Não estive lá, mas quem foi elogiou as tapas usuais no Caminho de Santiago de Compostella, terra dos meus ancestrais espanhóis. A Bazkaria fica localizada na rua Comendador Caminha, 324, em Porto Alegre.

Nenhum comentário: