quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Curso de charcutaria e arroz de puta pobre


 Meus amigos José Luiz, chefe de cozinha, e Lisandro Larréa, vão abrir as portas da Estância Gourmet Viamonte, em Viamão, no sábado, dia 7, para um evento divertido e apetitoso, um curso de charcutaria, seguido, ao meio-dia, por um autêntico arroz-de-puta-pobre, elaborado com as lingüiças preparadas no curso. Aliás, todos os embutidos do curso serão devidamente consumidos pelos participantes antes e durante o almoço.
A charcutaria, para quem não sabe, é uma arte milenar que prepara presuntos, salames, terrines, patês, moprtadelas, pastrame, copa, bacon, salsicha, lingüiças, carne de sol, carnes preservadas com sal, na gordura e defumadas – tudo o que a Organização Mundial da Saúde não quer mais de comamos, dizendo que elas causam câncer! Mas, o que se há de fazer? O que não causa câncer?
Na oficina do Zé Luiz, também conhecido por Um Gordo na Cozinha, o chefe ensinará o processo básico e o preparo do salsichão tradicional e sua variações, lingüiça toscana, lingüiça puro porco frescal, entre outras. Como sei que a adega do Gordo é bem sortida, haverá alguns grandes vinhos à mesa.  Se eu pudesse ir, levaria uma garrafa de Tannat Amat, do meu amigo Javier Carrau, mas acho que vou estar em Gramado, no Festival de Turismo.O encontro começará às 10h e irá até às 18h. O participante do curso pagará R$ 150,00 e seu acompahante, se houver, R$ 40,00.
Quem estiver interessado, deve fazer reserva pelo telefone 51 80212021 ou e-mail lisandrolarrea@gmail.com.


Nenhum comentário: