segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Embaixadores de Bordeaux: confraria mais antiga da França condecora Winehunters da Wine.com.br

Vicente Jorge e Manu Brandão receberam o título de Prud’homme de Saint Emilione
D/JN

Os Winehunters, caçadores de vinhos, da Wine.com.br, Vicente Jorge e Manu Brandão foram condecorados com o título de Prud’homme de Saint Emilion, reservado aos mais conceituados profissionais do mundo do vinho. Em uma cerimônia cercada de tradições, histórias e simbolismo os profissionais do terceiro maior e-commerce de vinhos do mundo foram condecorados pela Jurade de Saint Emilion, a confraria de vinhos mais importante e antiga da França, fundada em 1199.
“Cada vez mais nos sentimos complementares, e isso tem sido comentado pelos demais profissionais no mundo do vinho. Recebemos reconhecimento a respeito do nosso modo de seleção, de degustação, de conhecimento e imparcialidade. Por tudo isso, adicionado ao modelo da Wine.com.br, já fomos apontados no exterior como atores do desenvolvimento do vinho no Brasil”, conta Manu.
A condecoração de Prud’homme de Saint Emilion é a segunda honraria recebida por Vicente e Manu de uma das regiões vitivinícolas mais importantes do mundo, Bordeaux. Ambos são Comendadores dos Vinhos de Bordeaux do Medoc, Graves e Sauternes (margem esquerda). Manu foi condecorado no final de 2014, e Vicente em junho deste ano. O Prud’homme de Saint Emilion é a representação na margem direita e concede aos seus membros o prestígio de serem embaixadores dos vinhos da região.
 “Ver todo o nosso trabalho reconhecido dessa forma me deixa muito feliz e com a certeza que estamos no caminho certo. Somos os únicos representantes de uma empresa brasileira a somar esses dois importantíssimos títulos. A cerimônia em Saint Emilion foi bárbara. Um misto de tradições e renovações acompanhado de muito simbolismo e emoção”, afirma Vicente Jorge.
Vicente e Manu foram apadrinhados por Stéphanie de Boüard, a oitava geração da família do Chateau Angelus, 1º Grand cru Classe A. Na noite anterior a condecoração, as celebrações se iniciaram em um jantar realizado no restaurante Logis de la Cadenne, fundado em 1848 no meio da cidade medieval de Saint Emilion. Após o jantar houve queima de fogos de artificio, com a presença de todos os “jurats”, que desfilaram nas ruas com uma capa vermelha, pela qual são reconhecidos.
No dia seguinte todos se encontraram na “Mairie” (prefeitura), onde os novos membros receberem suas capas vermelhas e seguiram em procissão pelo centro antigo acompanhados de perto por moradores e visitantes que registravam cada momento. Os alto-falantes instalados pela cidade entoavam Bordeaux Pipe Band, com músicas medievais e renascentistas. A procissão terminou em uma igreja com mais de mil anos, onde foi realizada uma missa formal.
Em seguida, o cortejo seguiu até uma catedral escavada na rocha na qual foi realizada a cerimônia de entronização. Na cerimônia Vicente e Manu receberam a faixa distintiva da Jurade, que é usada no ombro, um diploma e assinaram o livro oficial da confraria.
A celebração seguiu com um almoço que contemplou uma variedade de vinhos selecionados exclusivamente para a ocasião. No final da tarde houve o fechamento das comemorações em cima de uma das duas torres medievais, no qual o primeiro Jurat, Hubert de Bouard, fez o discurso comemorativo do início da colheita e o encerramento da cerimônia com um brinde com champanhe acompanhado pelos demais membros da Jurade e o prefeito de Saint Emilion.
Para mais informações sobre a Wine.com.br visite os endereços: www.wine.com.br, www.wine.com.br/clubew, www.twitter.com/wine_vinhos, www.facebook.com/winevinhos e instagram.com/winevinhos.

A Jurade surgiu em 8 de julho de 1199 e é constituída pelos “Jurats” (vereadores). Além de justiça e a defesa dos direitos de cidadania, os vereadores eram responsáveis por decisões civis, legais e administrativas da cidade, incluindo garantir a qualidade do vinho de Saint Emilion. Após a Revolução Francesa a confraria foi reconstituída em 13 de setembro de 1948, sem qualquer poder administrativo, mais como embaixador dos vinhos de Saint Emilion, composto por 100 jurats e administrado por um conselho de 12 membros.

Nenhum comentário: