domingo, 12 de julho de 2015

Vinhos brasileiros entre os protagonistas no lançamento da novela Além do Tempo


                     Festa da TV Globo, no Rio com muito vinho gaúcho
                     Lilico/Ibravin

A Rede Globo estreará mais uma novela, segunda-feira, 13 de julho, e, desta vez, vai dar uma força para a vitiviniultura nacional. A trama abrangerá desde o início do cultivo de videiras no país até os dias atuais da vitivinicultura brasileira.
É óbio, então que, os vinhos brasileiros estivessem entre os protagonistas na festa de lançamento da novela das 18h, Além do Tempo, realizada na última sexta-feira (3), na Villa Riso, antiga sede de uma fazenda, no Rio de Janeiro. Em três bares temáticos, elenco, produção e convidados puderam degustar rótulos elaborados por 10 vinícolas gaúchas e uma paranaense, com o auxílio de uma enóloga do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin).  A  trama escrita por Elizabeth Jhin (de Escrito nas Estrelas, Eterna Magia e Amor Eterno Amor), terá o universo da uva e do vinho como pano de fundo para o triângulo amoroso formado por Lívia (Alinne Moraes), Felipe (Rafael Cardoso) e Melissa (Paolla Oliveira).     
A vinicultura inspirou a cenografia feita especialmente para o evento. Logo na entrada do casarão construído no século 18, um tachão de madeira representava a pisa das uvas. No terraço, pérgolas com parreiras e heras fizeram os convidados se sentirem em um vinhedo. Folhas verdes espalhadas pelo chão substituíram os tapetes. E no salão, grandes painéis imitavam as paredes de tijolos de uma adega. Garrafões, barris, caixotes e vasos de madeira com muitos cachos de uva completavam a decoração.
A trama é dividida em duas etapas: a primeira se passa no século 19, com a chegada dos imigrantes italianos ao sul do Brasil e do embrião da cultura vitivícola no país. Na segunda parte, a história aborda a atualidade da vitivinicultura, com os protagonistas atuando como profissionais do vinho e mostrando a evolução do setor.  "É uma grande conquista do setor vitivinícola, uma vez que a novela estará levando para milhares de lares no Brasil e em outros países a cultura do vinho brasileiro e o trabalho árduo necessário para a elaboração desta bebida", salienta o presidente do Conselho Deliberativo do Ibravin, Moacir Mazzarollo. Para o dirigente, a novela também deverá impulsionar o enoturismo por mostrar paisagens de regiões produtoras e abordar o vinho em todas as etapas do folhetim.
Segundo a novelista, a ideia de escrever Além do Tempo surgiu em 2013. "Depois que entreguei a sinopse, fui para o Rio Grande do Sul com a minha equipe para conhecer a região dos vinhedos, pois não conhecia. Fiquei encantada e não tive mais dúvidas que a minha novela se passaria por lá, pois gostaria que a história acontecesse em torno do plantio de uvas e da realização do vinho", conta Elizabeth.
Nos primeiros capítulos da narrativa, o público assistirá a cenas gravadas em Bento Gonçalves, São José dos Ausentes e em Garibaldi, onde a equipe de produção criou os cenários de Campobello, cidade fictícia no sul do país, região que começa a se desenvolver graças à colonização italiana e ao cultivo de uvas. Nesta pequena e calma cidade, vivem algumas famílias humildes e trabalhadores rurais. Com uma paisagem linda e suntuosa, a área é pontuada por casas modestas, pequenos vinhedos e um casarão abandonado, que mais se assemelha a um castelo. Em cerca de três semanas, foram gravadas mais de 120 cenas.
Na Vila Fitarelli, interior de Garibaldi, foi gravada a sequência da festa da colheita (vindima), uma das mais importantes do início do folhetim, com a participação de cerca de 200 figurantes e durante a qual a noviça Lívia conhece o conde Felipe. Do Rio de Janeiro saíram 15 caminhões, sendo que dois deles foram destinados às carruagens utilizadas nas cenas. Além de praticamente todo o elenco, a equipe contou com aproximadamente 100 pessoas da produção.
"As gravações foram ótimas. Gravamos no interior de Garibaldi, no Rio Grande do Sul, em um local muito bonito, cercado de muito verde. Tivemos boa parte do elenco presente nas cenas e contamos com cerca de 200 figurantes locais. Reproduzimos por lá a festa da colheita, uma celebração tradicional dos descendentes italianos, em que os camponeses celebravam a boa safra do ano. A sequência vai mostrar um encontro entre a Lívia e o Felipe. Eles conversam brevemente no meio da comemoração e se apaixonam ainda mais dali por diante. A sequência é uma das mais interessantes do início da novela e contou com um trabalho incrível da produção de arte, cenografia, figurino e caracterização", detalha o diretor de núcleo Rogério Gomes.
Como as primeiras videiras chegaram ao país? Como eram plantadas? E quando os vinhos brasileiros ganharam reconhecimento? Para responder estas questões, a produção de arte de Além do Tempo mergulhou no universo da vinicultura brasileira, principalmente no sul do país. "Passei dez dias em Garibaldi e Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. Visitei casas e vinhedos de colonos italianos. Também fui muito bem recebida no Museu de Garibaldi, onde passei dois dias pesquisando arquivos e fotos", conta a produtora de arte Mirica Vianna, que ainda buscou mais informações no Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), que fica em Bento Gonçalves.
O convite para o evento de lançamento de Além do Tempo era uma caixa personalizada contendo uma garrafa de 375ml de vinho com a tag do projeto Vinhos do Brasil (foram utilizados diferentes vinhos elaborados por quatro vinícolas da Serra Gaúcha: Aurora, Miolo, Dal Pizzol e Pizzato) e um pergaminho com as informações da festa. Vinícolas que tiveram produtos degustados na festa: Casa Venturini, Dal Pizzol Vinhos e Espumantes, Famiglia Zanlorenzi, Lídio Carraro Vinícola Boutique, Miolo Wine Group, Peterlongo, Vinhos Valdemiz, Vinícola Aurora, Vinícola Campestre, Vinícola Perini e Vinícola Salton.
Preparação de atores e diretores incluiu workshop com profissionais do Ibravin e da ABE
O período de preparação para as gravações de Além do Tempo incluiu workshops para atores, diretores e equipe técnica da novela ministrados por representantes do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e da Associação Brasileira de Enologia (ABE). No dia 11 de abril, no Projac, em uma programação batizada Dia do Vinho,  o enólogo e vice-presidente do Conselho Deliberativo do instituto, Dirceu Scottá, a analista de Promoção do Ibravin, Iassanã dos Santos, e a jornalista e sommelière Sílvia Mascella Rosa apresentaram a aproximadamente 30 atores e diretores um panorama da produção vitivinícola no Brasil, a partir da cronologia da evolução do setor no país. A agenda teve ainda degustação de vinhos, espumantes e suco de uva 100% e palestras sobre serviço do vinho, enologia e a profissão de enólogo. No dia 14 de abril, também no Projac, Silvia e o gerente de Promoção do Ibravin, Diego Bertolini, apresentaram o workshop para cerca de 300 profissionais da produção e equipe técnica de Além do Tempo.
O treinamento seguiu a metodologia do Qualidade na Taça, projeto realizado pelo Ibravin em conjunto com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com o objetivo de capacitar mais de mil estabelecimentos de alimentação fora do lar, como bares e restaurantes, no trabalho com vinhos brasileiros.

O Ibravin costuma pagar por este tipo de divulgação, e pagar bem, mas as informações distribuída pelo instituto não fala em pagamento feito à Rede Globo pelo merchandising.

Nenhum comentário: