domingo, 19 de julho de 2015

Menarosto, muito vinho, pão, salame, copa e queijo

                               O menarotos, gostoso pacas, exisge um grande vinho
                                Foto Floriano Molon

Velho amigo Floriano Molon, lá de Otavio Rocha, na serra gaúcha, manda convidar para participar da 42ª Festa da Colônia, especialmente do almoço menarosto, no domingo, dia 26 de julho. Participei das primeiras e de muitas outras, junto com ele, sempre bebendo muito vinho, comendo pão, salame e copa, sopa de capeleti e o tradicional menarosto, aquela tradicional mistura de carnes preparadas na brasa.
 Otávio Rocha, no interior de Flores da Cunha, prepara a 42ª  Festa da Colônia, um dos mais antigos e tradicionais eventos da serra gaúcha. Nesse ano, celebra também os 140 anos da imigração italiana no RS, a festa ocorre nos dias 25 e 26 de julho com uma vasta programação.
O distrito de Otávio Rocha se destaca na região pela sua grande vinculação com os setores de uvas e vinhos e tem as suas ruas denominadas com nomes de uvas, tem a Praça Regional da Uva e a devoção à Nossa Senhora da Uva, com estátua na Praça. O distrito conta com quatro restaurantes, um hotel, Museu, Parque da Gruta e faz parte do roteiro turístico Caminhos da Colônia. Quando conheci Otávio Rocha e o Molon, lá pelos anos de 1970, só havia o Hotel da Dona Adélia. Mais informações e reservas de ingressos pelo telefone (54) 3279.1298.
  No dia 25 (sábado), Dia do Colono e Motorista, as comemorações se iniciam às 8h com o torneio de bochas. Às 10h30min ocorre a missa em talian,  e ao meio dia o almoço tradicional será servido no salão paroquial de Otávio Rocha.
No dia 26 (domingo), a programação inicia as 9h com a concentração dos tratores. As 10h haverá o hasteamento de bandeiras na Praça Regional da Uva e o início simbólico dos trabalhos de poda das parreiras. Às 10h30min, missa em ação de graças pelos 42 anos da festa, desfile e benção dos tratores e abertura festiva da safra vinícola 2015, com distribuição de vinho ao largo da igreja matriz. Ao meio dia será servido o almoço com sopa de agnolini, macarrão, menarosto (codorna, leitão e galeto), polenta frita, saladas, pão, vinho colonial e café com grostoli. Durante o dia haverá jogos coloniais. 

Otávio Rocha tem diversos acessos asfaltados, um dos quais parte da RS-122 e outros via São Gotardo ou Santa Justina. A festa serve de confraternização e mostra as tradições ainda conservadas no interior da região colonial italiana.  

Nenhum comentário: