quarta-feira, 1 de julho de 2015

Garibaldi integrará Congresso Internacional de Enoturismo

  
                                 Enoturismo na linda Viana do Castelo
                                 D/JN

Iniciará, dia 2 de julho, em Portugal, o Congresso Internacional de Enoturismo e, entre os participantes, estarão representantes de Garibaldi (RS), na serra gaúcha.“Conhecer a procura de enoturismo no mundo. Estudo sobre a Europa (Alemanha, França e Reino Unido), mercados emergentes (Ásia e Brasil) e Internet”. Este é o mote do Congresso Internacional de Enoturismo 2015. O evento,  que vai  de 2 a 4 de julho, ocorrerá nas cidades portuguesas de Viana do Castelo, Melgaço, Monção, Ponte da Barca, Ponte de Lima e em Cambados , na Espanha.
O evento é organizado pela Associação Internacional de Enoturismo (Aenotur), em colaboração com os municípios portugueses e espanhol.  O encontro é uma continuação do 4.º Congresso Latino-americano de Enoturismo, realizado no Brasil em 2014, e que este ano irá desenvolver-se em duas edições: uma na Europa, agora em julho, e outra na América Latina (Uruguai), em setembro.
A secretária de Turismo e Cultura de Garibaldi, Ivane Fávero, que também é  vice-presidente da Aenotur para a América Latina,  foi convidada para representar o Brasil, junto ao diretor do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Jaime Paviani,  no encontro. Ivane apresentará o histórico do Congresso, bem como as conclusões do 4º Congresso, além de orientações para o desenvolvimento do enoturismo. "Estou extremamente agradecida pelo convite e pela importante missão de representar um segmento do turismo que cresce cada vez mais no Brasil. Procurarei expressar a síntese do que fui discutido nos quatro congressos que já realizamos. Ver a internacionalização de algo que idealizamos, o Congresso de Enoturismo, é extremamente recompensador", define.
O primeiro dia do congresso ocorre em Viana do Castelo, no Auditório Professor Lima de Carvalho - Instituto Politécnico de Viana do Castelo e o intercâmbio de conhecimentos entre os países europeus e sul-americanos será um dos principais pontos de partida deste congresso, O evento também contará com conferências abertas e reuniões técnicas, além de visitas experimentais a adegas, espaços de enoturismo e vinhas da região do Minho – sobejamente conhecida pelos seus vinhos verdes, onde predomina a uva Alvarinho – e da região da Galiza.
Os fatores determinantes da procura de enoturismo por países e canais de comercialização, a oferta de produtos de enoturismo em mercados como o Reino Unido, França e Alemanha e as potencialidades de mercados emergentes como a Rússia, China, Japão e Brasil estarão no centro das temáticas que irão ser abordadas neste Congresso, que dedica o último dia, 4 de julho, à Internet como uma importante ferramenta de promoção de destinos enoturísticos.

A Associação Internacional de Enoturismo (Aenotur) foi criada a 7 de maio de 2014, em Cambados (Espanha).   A Aenotur tem como principal objetivo impulsionar a promoção do enoturismo a nível internacional, interligando 500 cidades do vinho em todo o mundo. Atualmente está representada em sete países: Portugal, Espanha, França, Itália, Argentina, Brasil e Uruguai. Toda a informação sobre o congresso pode ser consultada em www.winedestiny.com.

Nenhum comentário: