domingo, 12 de julho de 2015

Comitiva brasileira participa do 38° Congresso Mundial da Vinha e do Vinho na Alemanha


A delegação brasileira na Alemanha: Carlos R Paviani. Do Ibravin; Juliano Schneider, da Secretaria da Agricultura e Pecuário do RS; Aline Londero, também da secretaria;  Juan Saavedra del Aguila, da Unipampa de Dom Pedrito; Helder Moreira Borges, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento;  Regina Vanderlinde, do Laboratório de Referência Enológica;  Marcos Gabbardo – Unipampa – Dom Pedrito; Esther Gabbardo, enóloga; e José Fernando Protas, da Embrapa Uva e Vinho.
Foto Ibravin

Foi realizadoe, entre os dias 6 e 10, o congresoo da OIV, na Alemanha.  Tema central do primeiro dia foi a redução do uso de defensivos agrícolas e mudanças climáticas. Uma comitiva brasileira de dirigentes, professores, pesquisadores, fiscais e enólogos participou 38° Congresso Mundial da Vinha e do Vinho (OIV), em Mainz, na Alemanha.  O evento teve abertura oficial na manhã de segunda-feira (6) com a presença da presidente e do  diretor da OIV Claudia Quini e Jean-Marie Aurand, respectivamente, do presidente do Instituto do Vinho Alemão Norbert Weber,  além de representantes do Ministério da Agricultura do país sede. 
O tema central durante o primeiro foi a redução do uso de defensivos agrícolas e as implicações à vitivinicultura local e mundial a partir das mudanças climáticas. O primeiro painel de apresentações teve como tema “Vinho com moderação”, analisando as questões de publicidade e mercado. As relações culturais do vinho com os territórios e as implicações sócio-econômicas da vitivinicultura foram tema de apresentações subsequentes. Durante a semana foram apresentados trabalhos científicos nas áreas de economia e direito, viticultura, enologia, segurança alimentar e saúde.

Em 2016, o Congresso Mundial da OIV será no Brasil

Nenhum comentário: