terça-feira, 14 de julho de 2015

Ibravin fortalece ações de qualificação com o mercado

                                    Silvia Mascella Rossa, sommelière no Ibravim
                                       Foto Gil Gomes
O setor vitivinícola brasileiro passou a contar com o trabalho da sommelière Silvia Mascella Rosa, contratada pelo Ibravin. A profissional desenvolverá palestras, treinamentos para consumidores e  para o trade, além de ministrar cursos em instituições formadoras. A atuação da sommelière é focada no Estado de São Paulo, mas o contrato prevê ações institucionais nos demais Estados brasileiros. O primeiro evento em que ela atuou foi o Wine Weekend, realizado na última semana na capital paulista, onde esteve no estande do Sebrae, com cursos de degustação e aulas sobre vinhos brasileiros.
"Mesmo com todas as ações do Ibravin, como Circuito Brasileiro de Degustação, Expovinis e outras feiras, faltava a presença de um profissional ligado fortemente ao vinho brasileiro no mercado que é o maior consumidor da bebida no país", justifica o gerente de Promoção, Diego Bertolini.  
Silvia avalia que pode realizar um trabalho de aproximação do setor ainda maior com o trade, jornalistas, consumidores finais e profissionais do vinho. "Existe uma certa distância entre as vinícolas e o maior mercado consumidor (São Paulo), e temos a convicção de que o foco do Ibravin em qualificar o serviços de vinhos nesta e em outras praças deverá reverter em aumento do consumo e na cultura da bebida no país", acredita a sommelière..

 Sommeliére profissional formada pela Associação Brasileira de Sommeliers de São Paulo (ABS-SP) e Bartender pelo SENAC-SP, atuou nesses segmentos na capital paulista. É professora convidada do curso de Sommelier de Vinhos do Senac e palestrante da Comissão Regional Vitivinícola dos Vinhos Verdes no Brasil. Pós-graduada em Jornalismo Impresso, tem mais de 20 anos de experiência em revistas, já que começou a escrever sobre alimentos e bebidas em 1994, para a revista Gula. Desde então, viajou para vários países em missões técnicas de degustação e concursos como Chile, Argentina, Itália, Alemanha, Holanda, Finlândia e Suécia. Além da Gula, trabalhou nas revistas Veja, Claudia Cozinha, Prazeres da Mesa e Divino Sabores entre outras. Foi editora da Revista Adega e do Almanaque do Vinho entre 2007 e 2014, onde editou o Guia Adega Vinhos do Brasil. Em 2012, recebeu o Trófeu Vitis, concedido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE).

Nenhum comentário: