segunda-feira, 16 de junho de 2014

Quatro boas notícias para a Aurora

01 - Aurora é a brasileira que mais exporta para a Bélgica. Vinícola triplica suas vendas para o mercado belga

A Vinícola Aurora é a campeã em vendas de vinhos brasileiros para a Bélgica, responsável por 45% das exportações de vinhos brasileiros destinados ao país. A Bélgica é o segundo país no ranking das exportações do Wines of Brasil. As vendas da Aurora para o mercado belga triplicaram no primeiro quadrimestre deste ano. O país absorveu 22% das vendas externas da Vinícola no período, e gerou uma receita de US$ 460 mil, referentes ao embarque de 130 mil garrafas. 
Em 2013, as exportações para lá somaram US$ 150 mil; portanto, o resultado dos primeiros quatro meses de 2014 apresenta crescimento de 206% em comparação com o ano passado inteiro. 
A Aurora está presente no mercado belga com sua linha de exportação Brazilian Soul no off trade e com a linha Aurora no on trade.Os espumantes Brazilian Soul Moscato Branco e Brazilian Soul Moscato Rosé estão nas lojas da Delhaize, rede de supermercados top da Bélgica.
A imprensa do país tem dado destaque aos vinhos da Aurora. Het Laatste Nieuws resenha o Brazilian Soul Moscato Branco, enquanto a Weekend (La Vif/LÉxpress) elogia o Brazilian Soul Moscato Rosé. Partners News faz elogios ao Aurora Reserva Cabernet Sauvignon. Brazilian Soul Premium Selection Cabernet Sauvignon, Brazilian Soul Chardonnay e o espumante Aurora Brut Rosé são indicados na seleção Le Vin des Femmes e o mais famoso colunista do país, o especialista Frank Vander Auwera destaca o Aurora Reserva Chardonnay, Brazilian Soul Premium Selection Tannat e o Aurora Reserva Merlot como grandes vinhos do Brasil no seu país. 
A Bélgica é o terceiro maior mercado das exportações da Aurora, atrás do Reino Unido e Alemanha, que, respectivamente, receberam 33% e 24% das vendas externas da Vinícola.


02 - Vinho Aurora Varietal Chardonnay é premiado em concurso internacional em Bordeaux


O vinho Aurora Varietal Chardonnay 2013 recebeu medalha de prata no concurso internacional Les Citadelles du Vin, realizado em Bordeaux, na França, e cujos resultados foram divulgados em Hong Kong (China), durante a Vinexpo.  O concurso contou com 50 especialistas internacionais, que analisaram os mais de 1.200 vinhos inscritos, de várias regiões do mundo. Les Citadelles du Vin tem a patronagem da Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV) e da Federação dos Grandes Concursos (FIGEV). 
A medalha para o Aurora Varietal Chardonnay chega poucos dias após o vinho ter sido escolhido entre as 3 melhores opções de vinhos brancos em recém-lançado Guia de Compras Primavera & Verão na Holanda.
A cada edição, o concurso conta com uma conferência paralela sobre uma região vinícola do mundo e, nesta edição, foi a vez do Brasil. O diretor da Associação Brasileira de Enologia (ABE), João Carlos Taffarel, falou sobre as regiões brasileiras de produção de vinhos e as características dos vinhos brasileiros. O sommelier Danio Braga, do Rio de Janeiro, falou sobre o cenário do mercado brasileiro de vinhos. Depois das apresentações, cerca de 100 pessoas degustaram 15 rótulos do Brasil, entre vinhos tranquilos e espumantes, em evento com apoio da ABE e do Ibravin.

03 - Espumante Brazilian Soul representa
o Espumante Brasileiro na rede Monoprix, na França

Vendas da Vinícola Aurora ao país do Champagne representam 39% do total de vinhos exportados pelo Brasil para o consumidor francês. O espumante Moscatel Brazilian Soul, marca criada pela Vinícola Aurora para exportação, está à venda na tradicional cadeia de varejo Monoprix, com 280 lojas na França. O produto foi selecionado para representar o espumante brasileiro na rede francesa pela diretora de alimentos da Monoprix, em visita ao Brasil, no ano passado, em evento promovido pela Apex-Brasil em São Paulo, com vários produtos do Brasil. 
De janeiro a abril deste ano, a Aurora exportou 6 mil garrafas de seu espumante Moscatel para a França, o que representa quase um terço do total das exportações da Vinícola para aquele mercado no período. Para lá a Vinícola também enviou outras 12,6 mil garrafas, de vinhos tintos e brancos. A Aurora, que estreou no mercado francês em 2007, incluiu a linha Brazilian Soul na sua pauta de exportações a partir de 2013. 
Segundo Rosana Pasini, gerente de exportação da Vinícola Aurora, outras grandes redes da Europa vendem a linha Brazilian Soul, como na Alemanha, onde as lojas Real, Edeka, Kaufland, Rewe, Kauthof, Metro e Markant somam 700 estabelecimentos com essa marca exposta. Na Holanda estão presentes na Spar, cadeia internacional de varejo com mais de 12 mil lojas espalhadas em 35 países e na rede de varejo Dirk van Der Broek (Grupo Superunie) uma das maiores empresas familiares do país, com supermercados e lojas de bebidas, além de outros empreendimentos . No mercado da Bélgica, os espumantes Brazilian Soul estão disponíveis na Delhaize, que é uma das maiores empresa varejista do país.


04 - Aurora Moscatel é sucesso de público e crítica
  
A Vinícola Aurora é líder absoluta em vendas para o Reino Unido, o maior mercado importador de vinhos brasileiros.  O embarque de 240 mil garrafas nos primeiros quatro meses do ano, volume responsável pelo faturamento de US$ 690 mil, lhe garantiu uma fatia de 56% do total de vinhos exportados pelo Brasil para o mercado britânico – que, segundo dados do Ibravin, somou US$ 1,225 milhão no quadrimestre. 
O carro chefe é o Aurora Moscatel, com 85 mil garrafas enviadas para o Reino Unido, entre janeiro e abril de 2014, o que consolida um crescimento de 700% em relação ao volume exportado para lá durante o ano passado inteiro (foram 10.560 garrafas desse espumante em 2013). 
O sucesso de público vem com endosso da crítica especializada britânica. Na London Wine Fair, realizada na semana passada em Londres, o crítico Steven Spurrier (famoso pelo Julgamento de Paris, realizado em 1976, em que vinhos californianos venceram tops franceses) selecionou este rótulo da Aurora em sua apresentação de vinhos brasileiros na feira. A especialista Suzi Atkins elogiou o Aurora Moscato na seção Telegraph Wines, do conceituado The Telegraph, e também no Top 10 da revista Drink Business (que elege as 10 melhores opções de vinhos no mercado britânico), destacando o frescor e o equilíbrio desse espumante. O mesmo Aurora Moscato foi destaque na revista inglesa Decanter (editada por Spurrier) em duas oportunidades no final do ano passado, conquistando almejados 90 pontos entre vinhos do mundo à venda na Inglaterra.

Segundo dados divulgados pelo Ibravin, o Reino Unido é o principal mercado do vinho brasileiro, que gerou US$ 1,225 milhão nos primeiros quatro meses deste ano. Isso representa 21,3% das exportações do programa Wines of Brazil, que totalizaram US$ 5,75 milhões no quadrimestre. Em segundo lugar, no ranking dos importadores de vinhos brasileiros vem a Bélgica, com US$ 1 milhão de receita no mesmo período.

Nenhum comentário: