sexta-feira, 13 de junho de 2014

É hora de renovar a adega

 Com a proximidade do inverno, a Vinícola Larentis sugere seus vinhos tintos, uma excelente opção para degustar a dois ou reunir familiares e amigos. A fumaça das chaminés nas residências do Sul do Brasil comprova que o inverno se aproxima. Na região mais fria do país a paisagem começa a ser alterada com a queda das folhas das árvores e dias nublados. As baixas temperaturas combinam perfeitamente com um bom vinho tinto, acompanhado por pratos como carnes vermelhas assadas, molhos fortes, queijos maduros, risotos e sopas.  É o momento ideal para renovar a adega e reunir familiares e amigos. 
A Vinícola Larentis, localizada em uma área nobre do Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha,com 20 hectares, conta com uma linha especial de vinhos tintos para o inverno. Os vinhos reserva são os mais indicados, como as variedades Cabernet Sauvignon, Ancelotta, Marselan, e o Merlot na opção bag in box . 
Para o enólogo André Larentis, da Vinícola Larentis, o tipo de vinho tinto a ser degustado é pessoal, porém ele explica que há diferenças entre vinhos jovens e mais velhos. “Vinhos jovens têm aromas frutados de forma geral, enquanto vinhos mais velhos apresentam notas  terciárias provenientes da maturação em barricas e na garrafa, o que lembra especiarias”, ressalta. 
Conheça um pouco mais de cada variedade e harmonização com pratos:  
Reserva Cabernet Sauvignon 2009 – de cor rubi intenso, apresenta intensos aromas de cassis, especiarias como noz moscada e pimenta preta, passas e ameixa seca. É um vinho encorpado, com bom equilíbrio e persistência na boca. Perfeito para harmonizar com carnes vermelhas assadas e grelhadas, caças, molhos fortes, queijos maduros. 
Reserva LarentisAncellotta 2009 – de cor rubi intenso profundo, aroma de frutas vermelhas maduras, como ameixa, mirtilo e morango apresenta também notas de especiarias, no palato boa estrutura com taninos marcantes. Combina com carnes vermelhas, caças, pratos com molhos condimentados, queijos tipo Brie, Camembert e Provolone. 
Reserva LarentisMaselan 2009 – vermelho rubi, com reflexos violáceos, intenso aroma de frutas vermelhas e carvalho integrado, no palato macio e média estrutura. A dica é degustar acompanhado de massas e risotos com molhos pouco condimentados. 
Bag in Box Merlot 2012 - aroma fino e elegante, com notas de frutas vermelhas e leves especiarias. No paladar é generoso e muito harmonioso. A embalagem proporciona excelente custo-benefício e indicado para pessoas que consomem vinho diariamente durante o inverno. Também uma excelente opção para acompanhar.
O que André Larentis está nos devendo é o corte que fizemos – eu, o Gustavo, o Hostch, a Luciana, o Artur e a Mariana – em 2012 e denominamos Gran Reserva Ucha 2012. É 20% Marselan, 25% Ancellota e 55% Merlot.


Nenhum comentário: