domingo, 8 de junho de 2014

A boa carne uruguaia da distribuidora NW Royal e uma seleção de vinhos da serra e de Encruzilhada do Sul

                           Lingüiça com queijo, de Rivera

          Carne de Hereford dos campos orientais
 Agnvs, Angheben Touriga Nacional, Angheben  Cabernet Sauvignon, Viapiana Cabernet Sauvignon, Sospirolo Clássico e Granja União Cabernet Sauvignon
Na falta da surda, Bicudo foi de balde mesmo. Lagranha ao violão.
                  Cigano ao violão e Alemão no ritmo

Por falar em boas carnes, fizemos um churrasco, com 23 quilos de costelas da Distribuidora NW Royal, de Porto Alegre, no sábado, dia 7 de junho, e a carne também se mostrou muito boa. Acredito que tenha sido de procedência Hereford, porque é importada do Uruguai, um dos países que se destaca na criação desta raça. Distribuidora de carnes especiais a NW Royal, sob o comando da Idelurdes Bernardo dos Santos, distingue-se pelos bons cortes de Hereford, Angus e Kobe Beef. Kobe Beef  tenho certeza que não era, mas a maciez, as camadas de gordura e a marmorização  indicavam bem um novilho Hereford criado nos campos orientais entre Cerro Largo e Melo.
Embora a maioria  - éramos 43 pessoas - preferisse a cerveja, oito de nós bebemos seis vinhos de minha adega que se mostraram à altura da carne – a lingüiça também veio do Uruguai, algumas com queijos, enviadas pela Suely, lá de Rivera. Uma das saladas também foi a típica uruguaia dos encontros na fronteira: batata inglesa cortada em rodelas, tomate, cebola e ovo, com bastante azeite. Nada de maionese.
Como nossos  encontros sempre tem música, a Banda do Partenon foi representada pelo Durgue Costa, o Cigano, que teve o acompanhamento do Bicudo, do Alemão, do Sérgio Lagranha, do Ario. Como sempre, os bons sambas da vila e alguns clássicos nacionais, como os de Nelson Gonçalves, exigidos pelo Kenny Braga, que anda sonhando em montar um bar, em Livramento, chamado, exatamente, Nelson Gonçalves, ou Boemia. Kenny acha que Livramento deveria reverenciar mais o Nelson, lá nascido.

Fiz questão de selecionar os vinhos, para agradar ao Elmar Bones, que fica me cobrando qualidade para o vinho brasileiro. Começamos com um Agnvs Merlot 2009, lá de Encruzilhada do Sul elaborado pelo Lidio Carraro. Depois, fomos para um Angheben Touriga Nacional 2005 (ano muito bom), também de Encruzilhada do Sul, seguido de um Angheben Cabernet Sauvignon 2004, elaborado em Bento Gonçalves, e um Viapiana Cabernet Sauvignon 2008, também elaborado em Bento Gonçalves. Depois, um Sospirolo Clássico 2005, corte de cinco castas, feito pela Monte Reale, em Flores da Cunha. E, para finalizar, já que éramos apenas oito bebedores de vinhos, os demais ficaram na cerveja, um Granja União Cabernet Sauvignon 2006, elaborado, ainda, por meu amigo Lidio Ziero, na Cordelier,com uvas de Bento Gonçalves. Esta é uma garrafa histórica, pois talvez tenha sido a última de Granja União da Cordelier, mas, agora é tarde. Já bebemos. Vou guardá-la vazia.

Nenhum comentário: