segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Adegas não cumprem o que prometem

     
  As adegas climatizadas podem não conservar os vinhos de forma adequada. Foi o que constatou a Proteste Associação de Consumidores, ao analisar as ofertas de sete marcas de adegas com sistema de refrigeração termoelétrico na internet. Das marcas avaliadas, a associação não recomenda a compra de nenhuma em cidades quentes, com temperaturas acima dos 25ºC na maior parte do ano, por perderem sua eficiência.
Os problemas foram encontrados nos anúncios disponibilizados nos sites dos fabricantes. As informações sobre a suscetibilidade das adegas à temperatura ambiente estão presentes apenas nos manuais de instruções, que pode induzir o consumidor a erro no momento da compra.
A Brastemp informa em seu site que a adega Allblack 12 garrafas “conserva os vinhos durante as estações mais quentes do ano”. A Electrolux não apresenta as especificações técnicas de suas cinco adegas no site, mas nos manuais de instruções dos modelos CS08 garrafas e ACS12 12 garrafas, a empresa “recomenda o uso em locais com temperatura ambiente de até 25ºC para garantir uma melhor performance.”
A Cadence informa que suas três adegas são indicadas “para ambientes com a temperatura controlada.” A Dynasty, por sua vez, não disponibiliza dados técnicos de suas sete adegas e nem manual de instruções no site.
A GE também apresenta restrições de temperatura ambiente de suas quatro adegas. E a Vicini fornece informações detalhadas sobre suas três adegas apenas nos manuais de instruções.
A manutenção constante da temperatura é fundamental para a conservação do vinho, sensível ao calor e a luz excessiva. Grandes variações podem envelhecer a bebida precocemente e até mesmo deteriorá-la, tornando-se imprópria para a degustação. A temperatura ambiente de 25ºC é o limite indicado pelos fabricantes para o bom desempenho dos produtos.
No Brasil, não há uma norma técnica que estabeleça os critérios mínimos de qualidade e desempenho para as adegas climatizadas. A Proteste sugeriu à Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT ) a criação de uma comissão para avaliar o assunto e definir uma norma que leve em conta o clima brasileiro, e com isso, ter produtos mais eficientes no mercado.

As adegas avaliadas foram: Brastemp: modelos Allblack (12 garrafas) e Dual Zone Gourmand, (31 garrafas); Cadence: modelos Gourmet 8, 12 e 16 garrafas; Continental: 8 garrafas, Dinasty: 4 garrafas (220 V), 8 garrafas (127 e 220V), 12 garrafas (220V); 18 garrafas duplo (220V), 40 garrafas duplo (127V) e 48 garrafas duplo (127V);  Electrolux: modelos ACS08 (8 garrafas), ACS12 (12 garrafas), ACD28 (25 garrafas), ACS33 (33 garrafas) e WCI49 (48 garrafas); GE: modelos 23, 29, 34 e 48 garrafas e Vicini: modelos 12, 20 e 32 garrafas.

Um comentário:

Luciano Brito disse...

Isso é referente apenas as termoelétricas ou as de compressor também??