sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Kuwait é foco para sucos de vinícola gaúcha


A Cave Antiga, de Farroupilha, está negociando com comprador de Abu Dhabi e já fechou sua primeira venda para o mundo árabe com o distribuidor Sultan Center.  A vinícola gaúcha Cave Antiga fechou sua primeira venda para o mundo árabe. Com contrato acertado em novembro, ela enviará uma remessa de 130 caixas de suco de uva para o Sultan Center, distribuidor baseado no Kuwait. A venda começou a ser negociada durante uma rodada de negócios realizada na Câmara de Comércio Árabe Brasileira, parte do Projeto Comprador feito na época da Copa das Confederações (2013) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex).
Jorge Antônio, gerente de Comércio Exterior, diz que foram quatro meses de negociação até que a venda fosse concretizada. “A gente acredita que vai ser algo a longo prazo. Vamos nos reunir na Gulfood”, conta o executivo, se referindo à maior feira anual de alimentos do Oriente Médio, que ocorre de 23 a 27 de fevereiro, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
Este ano, a Cave Antiga, que é associada da Câmara Árabe, terá um estande no evento pela primeira vez. “Os Emirados são um hub, um canal de expansão no mundo árabe. Lá, é possível estabelecer uma relação de longo prazo com o mundo árabe”, afirmou o diretor geral da entidade, Michel Alaby.
Sobre a venda para o cliente kuaitiano, Antônio ressalta que é apenas o primeiro negócio entre as empresas. “Eles já acenaram com a possibilidade de fazer um pedido maior, com uma programação de compras”, revela.
A Cave Antiga existe há mais de 30 anos e produz espumantes, vinhos e sucos de uva. Para 2014, Antônio conta que a empresa está desenvolvendo uma linha gourmet, que inclui suco de uvas brancas, aceto balsâmico e geleias. Segundo ele, a vinícola aposta nos novos produtos para expandir suas vendas para o Oriente Médio.
“O mundo árabe despertou há alguns anos para a área gourmet, para tudo que tenha um diferencial. Por isso, vamos dedicar uma parte da produção à exportação”, afirma. Segundo ele, a Cave Antiga está pronta para se adaptar às exigências dos diferentes países da região. A remessa desta primeira venda para o Kuwait será enviada em janeiro. Vale lembrar que o Sultan Center está presente ainda na Jordânia, Omã, Líbano e Bahrein.
Segundo Antônio, a vinícola também já está em contato com outros potenciais clientes do mundo árabe: ela já enviou amostras para Dubai e também está negociando com um comprador de Abu Dhabi. Fora do Oriente Médio, a empresa já mantém exportações para o Japão e para o Chile. A Cave Antiga tem sua sede em Farroupilha, no Rio Grande do Sul, e mantém um escritório em São Paulo.
Contato: Cave Antiga - Tel: +55 11 2941 5565 - E-mail: export@caveantiga.com.br

A Câmara de Comércio Árabe-Brasileira representa 22 países árabes, foi fundada em 1952 e tem como missão aproximar comercialmente o Brasil dos países árabes, incrementando intercâmbios culturais e turísticos entre árabes e brasileiros. A entidade oferece diversos serviços, como certificação de documentos, informações de mercado, traduções, realização eventos e workshops. Disponibiliza, também, o Espaço do Conhecimento Comercial, um centro de referência para pesquisas das relações entre o Brasil e os países árabes.  Os árabes, que já são os maiores compradores de carne de frango do Brasil, bem que podem acompanhá-las com bons sucos de uva gaúchos.

Nenhum comentário: