sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Guatambu inicia vindima e lança programação especial para o período da colheita de uvas

Vindima 2014 na Guatambu Estância do Vinho

A Guatambu Estância do Vinho, de Dom Pedrito, RS, iniciou a vindima 2014 no dia 20 de janeiro. A primeira semana de colheita foi dedicada às uvas Chardonnay, Gewürztraminer e Pinot Noir, apresentando excelentes resultados, com frutas de ótima sanidade e equilibradas em termos de concentração de açúcar, pH, acidez e aromas. 
Foram colhidos, ao total, cinco hectares que renderam 56 toneladas. “São uvas que serão destinadas à fabricação de nossos espumantes Guatambu Nature, Extra Brut, Rosé e Poesia do Pampa”, frisou Gabriela Hermann Pötter, enóloga da vinícola. Para preservar a qualidade, todas as uvas antes de serem processadas, permaneceram por no mínimo 12 horas em câmara fria, e após foram prensadas com cachos inteiros na Prensa Pneumática Inertys Bucher, nas instalações da vinícola. 
Parte das uvas Pinot Noir, Gewürztraminer e Chardonnay seguem amadurecendo e serão colhidas para elaborar vinhos varietais, quando estiverem com potencial alcoólico em torno de 13%. Além disso, até final de março, a Guatambu pretende colher todas as uvas tintas, das variedades Cabernet Sauvignon, Tannat, Merlot e Tempranillo, que totalizam 15 ha. 
A novidade desta safra é a possibilidade de turistas e visitantes participarem da colheita da uvas, algo inédito na Região da Campanha. Estão programados dois eventos, um em fevereiro e um em março, ambos nos dias 16 dos respectivos meses, quando os interessados terão a oportunidade de experimentar a vindima e participar do processo produtivo do vinho. O programa, intitulado “Um domingo de Vindima na Guatambu”, contempla também tour por todas instalações da vinícola e culmina com almoço harmonizado, um típico assado na parrilla a ser apreciado com a degustação de vinhos e espumantes da cantina. É necessário prévio agendamento, pois as vagas são limitadas, através do email:visita@guatambuvinhos.com.br ou pelo telefone 53 3243 3295.

A Guatambu Estância do Vinho é uma vinícola boutique de Dom Pedrito, RS. Seu trabalho é realizado através de administração familiar, em pequena escala, somente com uvas próprias, lotes limitados e garrafas numeradas desde 2003. Mais informações, acesse o site:http://www.guatambuvinhos.com.br/

Nenhum comentário: