domingo, 23 de fevereiro de 2014

Mapa intensificará fiscalização durante a safra de uva no RS




O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) fará uma força tarefa durante a colheita da uva no Rio Grande do Sul, que ocorre anualmente no período de janeiro a março. Haverá uma equipe no interior do Estado para intensificar a fiscalização da safra. Nessa operação, serão disponibilizados, aproximadamente, seis fiscais do Mapa e da Secretaria de Agricultura gaúcha.
A característica da matéria prima influencia no produto acabado, que deve estar conforme o Padrão de Identidade e Qualidade (PIQ). O controle da quantidade de uva a ser processada também será verificado na operação. 
A região Sul do Brasil, por concentrar a maior produção de vinhos e derivados da uva no país, necessita de atenção especial em relação à fiscalização. Grande parte da produção é comercializada a granel, principalmente para os Estados do Rio de Janeiro e São Paulo. A ação fiscal visa proteger as empresas que trabalham de forma correta e sofrem concorrência desleal em relação a outras que elaboram produtos em desacordo com os PIQs.
O processo de colheita da uva é feito pelo próprio produtor, que tem o papel de entregar a fruta nas empresas e cooperativas. É importante que a empresa receba o produto o mais rápido possível e realize o controle qualitativo e quantitativo da uva recebida.
A força tarefa foi elaborada tomando por base as principais cidades produtoras da serra gaúcha. Os municípios a serem fiscalizados serão: Bento Gonçalves, Flores da Cunha, Garibaldi, Farroupilha e Caxias do Sul.  Essa semana o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), se reuniu com a Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa. Na oportunidade o secretário Rodrigo Figueiredo esclareceu que com essa iniciativa pioneira a SDA reafirma seu papel de fiscalização e inspeção de produtos de origem animal e vegetal. Tal iniciativa busca a proteção da população e incentiva o mercado interno e externo da vitivinicultura brasileira. 

Nenhum comentário: