sábado, 8 de fevereiro de 2014

Garibaldi sediou a abertura oficial da colheita estadual da uva



Secretário da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, fez sabrage, abriu garrafa de espumante com um sabre
Denis Debiasi, presidente do sindicato dos trabalhadores rurais de Garibaldi, Luiz Fernando Maiinardi secretário da Agricultura-RS, Antonio Cettolin,prefeito de Garibaldi, Honorato João e Lurdes Pulita, donos da propriedade, 06-02-14, foto Valéria Cristina Loch
Fotos: Valéria Cristina Loch

Garibaldi sediou, na quinta-feira, dia 6, a abertura oficial da colheita da uva no Rio Grande do Sul. O evento aconteceu na propriedade de Honorato João e Lurdes Pulita, localizada na Estrada do Sabor, em linha São Luiz do Araripe.  Promovido pelo Governo do Estado, Ibravin e Prefeitura de Garibaldi contou com a presença do secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, prefeito, Antonio Cettolin, diretores do Ibravin, da Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul – Fecovinho, secretário de Agricultura de Garibaldi, Arnaldo Seganfredo, vice-prefeito de Garibaldi, Antonio Fachinelli, vice-prefeito de Bento Gonçalves, Mário Gabardo, vice-prefeito de Caxias do Sul, Antônio Feldmann, e demais autoridades ligadas ao setor e de municípios da região.
A solenidade contou com pronunciamentos do anfitrião do evento, Honorato Pulita, do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Garibaldi, Boa Vista do Sul e Coronel Pilar, Denis Debiasi, do prefeito Antonio Cettolin que reforçou o agradecimento ao Governo do Estado por ter escolhido Garibaldi para sediar a abertura oficial, e do secretário Luiz Fernando Mainardi.
Na sequência, simbolizando o início da vindima, as autoridades colheram uva dos parreirais da propriedade. Finalizando a programação, o secretário Mainardi realizou um sabrage. Após os convidados participaram de uma confraternização.
O setor cresceu 10% no último ano, sucos e espumantes lideram números. Com previsão de uma produção de 650 milhões de quilos, os cerca de 15 mil produtores gaúchos têm a responsabilidade de extrair da terra, as uvas que se transformam nos melhores vinhos, espumantes e sucos dos Brasil.
Os sucos prontos para beber e de base orgânica, a propósito, são a alavanca do consumo dos produtos industrializados da fruta. Ano passado tiveram 40% de crescimento. Na sequência vêm os espumantes, com 15%. Otimista com o bom momento do setor, o secretário da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, aposta na visão sistêmica da cadeia produtiva que leva em consideração a qualidade do solo lá numa pequena propriedade do interior até a produção do vinho mais fino de uma grande indústria.


Nenhum comentário: