quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Vai começar a safra de azeite no Rio Grande do Sul

  
                                          O olival em Cachoeira do Sul
                                                              O azeite Olivas do Sul 
                                                                 Fotos Olivas do Sul

O produtor gaúcho de azeite Olivas do Sul já começou a venda antecipada da safra 2014, iniciada na segunda quinzena de fevereiro, para evitar o que aconteceu, em 2013, quando toda a produção foi venida e alguns reclaram que ficaram sem o produto. A entrega começará na segunda quinzena de abril. Estão à venda os monovarietais de arbequina e de arbosana.
A empresa iniciou SUS atividades em 2006, em Cachoeira do Sul, e hoje atua em toda a cadeia produtiva da olivicultura, desde o enraizamento de estacas, comercialização de mudas de diversas variedades, instruções técnicas, representação e importação de maquinas extratoras de azeite das italianas TEM – Oliomio e Campagnola, compra de azeitonas, prestação de serviços e produção de azeite.
Começou com 12 hectares de oliveira e hoje são 25 hectares que produziram 10 toneladas por hectare em 2013. Uma produtividade acima da média. A colheita das azeitonas deve começar em março. O clima seco do Estado favorece o desenvolvimento da olivicultura e a expectativa é por um aumento de área. A agroindústria está localizada junto ao pomar e garante a produção de 20 mil litros de azeite ao
ano.
Os produtores comemoram que, no ano passado, a organização Proteste testou 19 marcas de azeites extravirgens à venda no mercado brasileiro e apontou o Olivas do Sul como um dos melhores. O teste constatou que  7 são virgens e 4 têm indícios de fraude contra o consumidor, já que pelos padrões da lei, não podem ser considerados azeites. As com problemas de fraude foram Tradição, Quinta da Aldeia, Figueira, da Foz e Vila Real.






Nenhum comentário: