domingo, 19 de janeiro de 2014

Vamos provar os bons vinhos do Alentejo


                                          Malhadinha Nova, no Alentejo
                                          Foto Danilo Ucha/JN

Segunda-feira, dia 20, estarei embarcando para Lisboa, rumo ao Alentejo, onde provarei, com certeza, bons vinhos, à convite da Comissão Vitivinicola Regional Alentejana. Já fiz viagem semelhante, há cerca de dois anos, e comprovei que o Alentejo passou por uma grande renovação desde que o conheci, lá nos idos de 1970. Algumas casas tradicionais continuam, mas dezenas de novas vinícolas surgiram nos últimos anos.
De acordo com o programa montado por Maria Amélia Vaz da Silva, da CVRA, vamos começar as provas na Herdade da Ajuda, onde, ao jantar, beberemos Herdade da Comenda Grande,  Herdade da Mingorra e Casa Agrícola HMR No dia 22, estaremos na Roquevale, almoçando e provado Adega de Redondo. Depois, visitaremos a Quinta do Zambujeiro, a Adega do Monte Branco e a Quinta do Mouro, jantando nesta última.
O dia 23 começará com uma visita à Herdade do Perdigão, uma prova de vinhos com Gloria Reynolds, seguiremos para a Herdade do Arrepiado Velho e jantaremos com Granadeiro Vinhos, no restaurante Filaho, um dos melhores de Évora. No dia 24, teremos uma prova de vinhos da Quinta do Quetzal e uma visita à Herdade da Malhadinha Nova, que conheci na vez anterior em que estive no Alentejo, sendo muito bem recebidos pelo João Soares e sua família. Fica em Albernoa, numa casa de 1926, que estava abandonada, caindo aos pedaços, e que João Soares transformou  numa moderna vinícola, que começou a funcionar em 1998.Numa área de 453 hectares, foram plantados 27 há de vinhedos, em 2000, com 7 tintas – alicante bouschet, aragonez, touriga nacional, tinta miúda, cabernet sauvignon, syrah e trincadeira – e 6 brancas – arinto, roupeiro, Antão Vaz, verdelho, viognier, chardonnay e petit manseng. O almoço vai ser na Malhadinha Nova. Espero que seja tão bom quanto o jantar da outra vez, quando o chef Bruno Antunes e Vitalina Santos serviram, inicialmente, um creme de agrião com tartar de atum da costa do Algarve; seguido por corvina com legumes e xerèm poejo, como é feito na cidade de Olhão,  novilho com alecrim e lasanha de legumes.

Depois, iremos degustar os vinhos da Herdade do Pinheiro e fechamos a missão Alentejo no Monte Novo e Figueirinha, também produtor de azeite, que, certamente, antecederá o jantar, com saborosas provas de azeite com pão alentejano. Dormirmos em Évora, a bela cidade com ruínas romanas.

Nenhum comentário: