quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Livro com participação da Embrapa Uva e Vinho reconhecido internacionalmente
Sotés Ruiz (terceiro, da esquerda para a direita) recebendo o diploma relativo à premiação conferida pela Organização Internacional da Uva e do Vinho, em Paris

Capa do livro premiado pela OIV
Fotos D/JN

A Embrapa Uva e Vinho, de Bento Gonçalves (RS),encerrou o ano com mais um reconhecimento internacional. Dia 16 de dezembro, em Paris, França, a Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV) concedeu o prêmio ‘Prix OIV 2013’ ao livro Clima, zoneamento e tipicidade do vinho em regiões vitivinícolas iberoamericanas, que tem entre seus editores-técnicos o pesquisador da Embrapa Jorge Tonietto. “A OIV é a mais importante instituição técnico-científica da vitivinicultura mundial: receber uma distinção dela, portanto, é um grande aval”, diz Tonietto. A honraria, entregue na sede da OIV, na presença de diplomatas e autoridades do mundo da uva e do vinho, foi recebida pelo editor-técnico do livro Vicente Sotés Ruiz (além de Tonietto e de Sotés Ruiz, coordenou a obra Vicente D. Gómez-Miguel, sendo estes dois últimos da Universidade Politécnica de Madrid, Espanha).
O Prix OIV, explica o pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, é concedido anualmente, para publicações de relevância internacional no setor da uva e do vinho. Os ganhadores da comenda são selecionados por júri composto por professores universitários, jornalistas, escritores, cientistas, historiadores e enólogos, entre outros profissionais, de diversos países. Os livros concorrem em dez categorias; Clima, zoneamento e tipicidade do vinho em regiões vitivinícolas iberoamericanas foi premiado na categoria Monografias e estudos especializados.
A obra conta com contribuições de 37 autores, de dez países iberoamericanos, apresentando a diversidade das regiões produtoras e seus vinhos, ampliando a visibilidade e mostrando a importância da vitivinicultura nessas nações. Versão digital está disponível, para download gratuito, emhttp://www.cnpuv.embrapa.br/publica/livro/zonificacion_viticola_cyted_2012.pdf. A elaboração do livro foi coordenada por Embrapa Uva e Vinho e Universidade Politécnica de Madrid, com apoio do Programa Iberoamericano Cyted (Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento). A partir de agora, tarja relativa ao Prix OIV será inserida na capa da publicação.


Nenhum comentário: