quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Alentejo 18 – Herdade do Pinheiro, em Ferreira do Alentejo


        Ana Silveira Ferreira Bicó, da Herdade do Pinheiro

O Alentejo, no passado recente dos anos de 1930-1960, foi uma região de muitos latifúndios, grandes extensões de terras, propriedades de uma única família. Com a Revolução dos Cravos, em 1975, isso começou a mudar. Foi o que aconteceu com a família de Antonio Francisco Silvestre Ferreira, dono de áreas imensas, nas quais plantava uvas, oliveiras, sobreiros, produzia vinhos, azeites e cortiça, criava ovelhas Merino Negro, porcos pretos, gado Alentejano e possuía até um frigorífico para abater os animais e preparar as carnes. Com a revolução, começaram as dificuldades econômico-financeiras e o complexo foi ruindo. Hoje, os netos de Antonio Francisco, Ana Bicó e Miguel Ferreira Silvestre, tem 120 hectares de vinhas, 50 há de oliveiras, milho e trigo, em Ferreira do Alentejo, nas antigas instalações do complexo, algumas em ruínas, cujo sonho é recuperar “quando houver dinheiro”. É a Herdade do Pinheiro.
Nesta nova fase, a primeira colheita foi em 2001, com 60% de uvas tintas e 30% brancas. A adega produz cerca de 700 mil litros de vinho/ano.
Ana Silvestre Ferreira Bicó conduziu a degustação. Começamos com um Herdade do Pinheiro Branco 2012, com Arinto e Antão Vaz, fresco, aromático, cremoso. Depois, um HP Rosé 2012, com Cabernet Sauvignon e Touriga Nacional, de cor linda, não é doce, bem estruturado,  com fruta, o que lhe permite acompanhar bem até churrasco. Seguiu-se o HP Vinhas Novas 2012, com Syrah e Touriga Nacional (50 x 50) de vinhedos novos, com cerca de seis anos, vinho com forte tom de cassis, bem vegetal, com 13,5º de álcool; o HP Tinto 2009, com Cabernet Sauvignon, Aragonez e Trincadeira, com 13,5º de álcol, destaca a presença da CS, bem estruturado, redondo; o HP Tinto 2011, com Touriga Nacional e Alicante Bouschet, já tem mais álcool, 14,5º, e passou sete meses em barricas de carvalho francês e americano. É vendido a E 5,90 em Portugal.
O sexto vinho foi o HP Reserva 2001, vinho da primeira colheita da herdade, com 13 anos de garrafa, com Aragonez, Trincadeira e Touriga Nacional, tem cor ainda bem viva e mostra excelente potencial de evolução, é um vinho que ainda irá longe, fresco e equilibrado. Tem 12,5º de álcool. Depois, o HP Reserva 2002, com Aragonez, Trincadeira e Touriga Nacional, 12,5º de álcool, e o HP Reserva 2003, com Aragonez, Trincadeira e Touriga Nacional, com 13,5º de álcool, aroma de resina de pinheiro, muito estruturado, taninos já macios, agradável. E, finalmente, o HP Antonio Silvestre Silveira, colheita selecionada de Trincadeira, Touriga Nacional e Alicante Bouschet. É um vinho de coleção, para comprar duas garrafas, beber uma e guardar a outra. Com 14,5º de álcool, foram produzidas apenas três mil garrafas.

Herdade do Pinheiro – e-mail:geral@herdadedopinheiro.com.pt

Nenhum comentário: