quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Alentejo 08 – Quinta do Zambujeiro

                                   Quinta do Zambujeiro, em Borba

Ao norte da Serra d´Óssa, em Rio de Moinhos,  Borba, está a Quinta do Zambujeiro, com 30 hectares de vinhas, cujas idades variam dos três aos 30 anos, desde 1998 propriedade do suíço Emil Strickler. Em 2004, ele criou a marca Monte do Castanheiro. A conversa com Andrea Anselmo começou bem: “Sem boas uvas, não há bom vinho”, disse ela, que cuida das castas Trincadeira, Alicante Bouschet, Tinta Caiada, Cabernet Sauvignon, Petit Verdot, Aragonêz, Periquita e Touriga Nacional que compõem os vinhedos, alguns com até 45 anos, e de onde se fazem cerca de 100 mil garrafas/ano. Os seus melhores tintos passam até 18 meses em barricas de carvalho francês e de seis a 24 meses em garrafa.
Os principais vinhos são Zambujeiro, Terra do Zambujeiro, Monte do Castanheiro Tinto e Monte do Castanheiro Branco. O primeiro vinho foi o Monte do Castanehiro 2011, com 30% de Alicante Bouschet, 25% de Trincadeira, 30% de Aragonez e 15% de Tinta Caiada, elaborado por Luiz Lourinho, enólogo-residente da Zambujeiro, Passou um ano em barrica de carvalho francês.
O segundo foi Terra do Zambujeiro 2009, com Aragonez, Tinta Caiada, Alicante Bouschet, Trincadeira, Touriga Nacional e Cabernet Sauvignon, passou dois anos em barrica e dois anos na garrafa antes de ir ao mercado. É um dos melhores elaborados até o momento, a madeira não se sobrepõe à fruta. Tem 14,5º de álcool. Vende muito bem na Suiça, Alemanha, Luxemburgo, Singapura e Brasil, com preço de E 9,50, em Portugal. O terceiro vinho foi o Zambujeiro 2009, com Touriga Nacional, Alicante Bouschet, Petit Verdot e Tinta Caiada, vinho que obteve excelente nota do especialista norte-americano Robert Parker, 94 pontos. Elaborado com vinhas de solo xistoso, é um vinho redondo e aveludado e de preço alto, mesmo em Portufal, E 45,00. Deve chegar ao Brasil em torno dos R$ 500,00.

Quinta do Zambujeito – e-mail:comercial@quintadozambujeiro.com

                            Andrea Anselmo, da Quinta do Zambujeiro

Nenhum comentário: