quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Alentejo 09 – Adega do Monte Branco

Depois de ter trabalhado vários anos com o pai, na Quinta do Mouro, o jovem Luís Louro resolveu criar a sua própria vinícola e fundou a Adega do Monte Branco, em 2004, em Estremoz. Ainda está em obras, mas tem capacidade de 200 mil litros/ano, resultante da vindima dos 25 hectares de Aragonez, Trincadeira, Alicante Bouschet, Touriga Nacional, Merlot e Syrah, nas tintas, e Roupeiro, Fernão Pires, Arinto e Antão Vaz, nas brancas.
Seus primeiros vinhos foram os Alento. Começamos a degustação, realizada na vinícola do pai, a Quinta do Mouro, em Estremoz, com Alento Branco 2012, com Roueiro, Arinto e Antão Vaz, 12,5º de álcool, redondo, com muita fruta, jovem, sem madeira, oriundo de uvas plantadas em solo calcáreo a 460 metros de altitude. Depois, fomos para o Vinho do Mouro 2012, com 12,5º de álcool, elaborado com Arinto, Antão Vaz e Verdelho, também com bastante fruta, aroma de maçã cozida, bom de beber.
O terceiro foi o Alento Reserva Branco 2012, com 70% de Arinto e 30% de Antão Vaz, fermentado em barrica velha de carvalho francês por 4/5 meses, o que não marcou tanto a fruta, é um vinho fresco e mineral. Depois, degustamos o Rosé Alento 2013, tirado diretamente da cuba, com Aragonez e Touriga Nacional, com marcantes aromas de goiaba, maçã e maracujá, uma cor salmão maravilhosa..
Os tintos começaram com Alento Tinto 2011, com Aragonez, Alicante Bouschet, Touriga Nacional e Trincadeira, com marcada influência dos solos de xisto e calcáreo. Muita fruta, fresco, bom corpo, boa estrutura, suave no final de boca, sem madeira. Um vinho vendido a E 5,00 em Portugal e que chega ao Brasil por R$ 50,00. Já o Alento Reserva 2011, com uvas plantadas em solo de xisto, chegará ao Brasil por R$ 90,00. Foi elaborado com Alicante Bouschet, Aragonez, Syrah e Touriga Nacional. O Monte Branco 2010, com Aragonez, eAlicante Bouschet, colhidas nas duas melhores parcelas da vinha, é mais austero e mais firme, passou 12 meses em barricas de carvalho francês, sendo 80% em barrica nova, e isto lhe garante uns 5 anos de guarda, no mínimo.

Adega do Monte Branco – e-mail:info@adegamontebranco.com
 Luis Mouro na Adega do Monte Branco


Nenhum comentário: