quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Alentejo 02 – Herdade da Ajuda Nova, tradição e modernidade



                 Alberto Capitão, enólogo-residente da Ajuda Nova
                                          Herdade da Ajuda Nova
Começamos as degustações numa manhã fria e chuvosa de 21 de janeiro, na Herdade da Ajuda Nova, em Vendas Novas, recebidos pelo enólogo-residente Alberto Capitão Trata-se de uma quinta com 121 hectares de vinha tinta e branca em plena produção, 25 das quais plantadas em 2008, propriedade de Herdade da Ajuda Nova Sociedade Agrícola Lda,  cujo dono e administrador é Pedro Barreto, que   começou a trabalhar com vinhos modernos a partir de 2007, embora algumas vinhas tenham  mais de 30 anos, plantadas pelos proprietários anteriores.. Na primavera, serão plantados mais 30 hectares. A produção já foi de um milhão de litros. Hoje, está em 800 mil litros/ano. Seus vinhos principais são vendidos, em Portugal, por cerca de E 2,50, mas chegam no Brasil muito caros por causa dos impostos e das margens de lucro dos importadores. 
A primeira prova foi de um Vale do Chafariz Reserva 2011.  É um Reserva, elaborado com Touriga Nacional, Cabernet Sauvignon, Syrah e Alicante Bouschet. Ainda não está pronto, mas promete ser um grande vinho, untuoso, estrutura de boca redonda, ideal para companhar carnes bem temperadas.. Depois, degustamos o Ajuda 2013, também da cuba, com 50% de Arinto, 30% de Antão Vaz e 20% de Verdelho, também Reserva, com muita fruta, fresco, elegante na boca, ideal para peixes e carnes brancas.
Seguiu-se o Ajuda 2012, com Arinto, Antão Vaz e Verdelho. A Arinto se destaca, chamando para os frutos tropicais, como manga e goiaba. Um vinho ideal para o verão. O quarto vinho foi um Herdade da Ajuda Rosé 2013, retirado também da cuba. Elaborado com Aragonez e Castelão, está fresco e vibrante, bom de beber, redondo. Depois, fomos para o Herdade da Ajuda Reserva Branco 2012, com Arinto e Antão Vaz, que passou quatro meses em barrica de carvalho francês, vendido, em Portugal, por E 14,00. É um vinho ideal para companhar peixes gordos assados no forno. Talvez um pargo.
Os tintos da Herdade da Ajuda começaram com Vale do Chafariz 2012, elaborado com Trincadeira, Aragonez e Alicante Bouschet, com excelente aroma de frutos vermelhos maduros, taninos novos, e venda por E 2,50.. Capitão garantiu que o 2013 vai ser melhor porque o ano foi muito bom para as vinhas.. Tem 13,5º de álcool. Seu nome e rótulo é uma homenagem ao chafariz dos Duques de Bragança que existe em Vendas Novas.
Seguiu-se o Ajuda Tinto 2012, com 30% de Alicante Bouschet, 20% de Aragonez, 20% de Touriga Nacional, 20% de Trincadeira e 10% de Syrah, com 13,5º de álcool. Tem aromas primários de frutos vermelhos muito maduros, baunilha e menta. Depois, o Vale do Chafariz Reserva 2009, com Touriga Nacional, Syrah, Cabernet Sauvignon e Alicante Bouschet. Estagiou em barricas de carvalho francês e americano, ainda em evolução, taninos maduros, boa acidez e final de boca intenso, 13,4º de álcool, muito bom para acompanhar carnes bem temperadas e queijos de pasta mole. Seguiu-se um Herdade da Ajuda Reserva 2009, com mais álcool, 14,5º, elaborado com 40% de Syrah, 40% de Touriga Nacional e 20% de Alicante Bouschet,  resultando num vinho de cor grená, com ótima fruta, taninos redondos e aveludados, ideal para acompanhar carnes bem condimentadas. Foi elaborado com uvas bem maduras.
Já o Herdade da Ajuda 2009, elaborado com Syrah e Touriga Nacional, passou por 12 meses em barrica de carvalho novo francês e americano. Tem aromas complexos de chocolate negro. Finalmente, degustamos o Herdade da Ajuda Premium 2009, 100% Alicante Bouschet, uma uva que encontrou sua casa no Alentejo., o seu terroir. Em outros locais, ela costuma produzir um vinho muito agressivo. Este não o é, embora tenha passado por 11 meses em madeira.. É um vinho vendido a E 19,80..
Herdade da Ajuda – e-mail: geral@herdadedaajuda.pt

Nenhum comentário: