quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Alentejo 05 – Herdade do Monte da Comenda Grande

Nuno Lopes, Francisco Pimenta e Antonio Lopes, da Herdade Monte da Comenda Grande

Depois de ouvir João Carmona e Nuno Elias e beber os vinhos da HMR, fomos ouvir, ainda na sede da CVRA, os irmão Antonio e Nuno Noronha Lopes e Francisco Pimenta, que falaram sobre os vinhos que produzem na Herdade Monte da Comenda Grande, em Arraiolos, que não é famosa só pelos tapetes que levam seu nome. Situada a 20km de Évora, é uma propriedade de longa tradição (desde 1880) na produção de vinhos, cortiça, azeite, ovelhas e gado alentejano. Como periodicamente aconteceu no passado, as vinhas foram abandonadas, mas os dois irmão resolveram retomá-las, em 2000, plantando 20 ha. Hoje, já são 43 ha, numa área total de 700 há, onde se faz, também agroturismo, com a oferta de oito apartamentos aos visitantes.
José Pimenta é o enólogo e começou apresentando um espumante 2013, 100% Sauvignon, sem madeira, leve, fresco, bem marcante, untuoso na boca. Depois, um Verdelho 100%, 2013, com Verdelho Gouveia, com muita banana, bem estruturado, que expressa muito bem a casta. “Fazemos e vendemos os vinhos que gostamos”, informou Antonio Lopes.
O terceiro vinho foi o Comenda Grande Branco 2013, com Antão Vaz, Arinto e Verdelho, muito bem estruturado, grande complexidade aromática, boca cheia, caráter muito vincado. Seguiu-se o Comenda Grande Rosé 2012, com 90% Alfrocheiro e 10% Touriga Nacional, frutado e fresco como são os bons rosés, vinho ideal para o verão.
O quinto foi um Espumante Brut 2010, elaborado pelo método champenoise, com 12 meses de garrafa. Fresco, fácil de beber, muito citrino, jovem, 100% Arinto. O sexto vinho foi o principal da casa, o Comenda Grande Tinto 2010, um corte Trincadeira, Aragonez, Alicante Bouschet, Syrah, Tinta Caiada, Alfrocehrio e Cabernet Sauvignon. Passou por madeira já usada. Forte, pujante, persiste na boca, tem fruta madura e é bem equilibrado na boca. Outro grande vinho veio a seguir, o Comenda Grande Seis Castas 2011,. As seis variedades de uvas são vinificadas separadamente e, depois, o enólogo faz a assamblage: Syrah, Alicante Bouschet, Aragonez, Trincadeira e Cabernet Sauvignon. Tem 15º de álcool. Mostra a exuberância do corte e tem muita cor.É vendido por E 15,00.
Finalmente, o último vinho da degustação da Comenda Grande, mas não o último da noite. O Comenda Grande Reserva 2008 , também com 15º graus de álcool, elaborado  com 70% de Alicante Bouschet e 30% de Trincadeira. É um vinho mais tradicional, passou 16 meses em barricas de madeira velha de 10 anos. Está firme e vai evoluir muito ainda. Aliás, o Nuno Lopes informou que, recentemente, abriram, na adega, uma garrafa do 2004 e está muito bom, “o que é ótimo para um vinho do Alentejo”. É um vinho caro: E 23,00.
O jantar foi no restaurante do Ecork Hotel Suites & Spa, ainda em Évora, mas no campo. Lembro que estava um pouco cansado – começáramos as degustações de manhã e lá em Vendas Novas, no Alto Alentejo -, só comi o primeiro prato, uns deliciosos cogumelos ao molho de azeite, e bebi água. Abri mão dos bons vinhos da Comenda Grande e da HMR que foram oferecidos pelos produtores que estiveram à nossa mesa.
Monte da Comenda Grande: geral@comendagrande.com
                                       Os bons vinhos da Comenda Grande

Nenhum comentário: