quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Alentejo 04 – Casa Agrícola Herdade Monte da Ribeira


João Carmona e Nuno Elias, da Herdade Monte da Ribeira

À noite, não chovia mais, embora a bela cidade de Évora continuasse molhada e fria. E lá, na sede da Comissão Vitivinicola Regional do Alentejo, depois de cumprimentar a Maria Teresa Chicau, que coordena as provas de vinhos das Semanas dos Produtores, fomos degustar os vinhos de João Carmona e do enólogo Nuno Elias, da Casa Agrícola HMR, Herdade Monte da Ribeira. Começamos com o branco Varal 2013, elaborado com Antão Vaz, Roupeiro e Arinto, 12,5º de álcool, apresentado pelo Nuno Elias, que o elaborou, junto com o enólogo Luís Duarte. É um vinho sem aresta, que desce muito bem, fresco e frutado. Seguiu-se outro branco, o Pousio 2013, com Verdelho, Roupeiro e Antão Vaz, 12,5º de álcool, fino, elegante, frutado e fresco.
Os tintos começaram com Varal 2011, com Alfrocheiro, Aragonez e Trincadeira, 14º de álcool, um vinho franco, com boa acidez, que vai se abrindo à medida que fica no cálice. Depois, o Pousio 2012, elaborado com as uvas Syrah, Trincadeira e Aragonez, 14º de álcool, o que mais vende, segundo Carmona, com preço de E 3,99. Ganhou Medalha de Ouro 2013 no Concurso de Vinhos de Portugal. A Syrah predomina sobre as outras duas castas e garante um vinho de caráter, com boa acidez e permanência na boca.
O vinho seguinte merece um destaque. Foi o Pousio Reserva 2012, elaborado com Syrah, Alicante Bouschet e Trincadeira, 14º de álcool, que apareceu com boa intensidade de frutos vermelhos negros. Passou nove meses em carvalho francês, mas a madeira surge muito sutil. Finalmente, um vinho de preço mais alto, E 14,5, o Quatro Caminhos Reserva 2010, com Syrah, Alicante Bouschet e Touriga Nacional, 14,5º álcool, que passou um ano em barricas novas de carvalho francês. É volumoso na boca e deve se sair muito bem com carnes pesadas. Tem claras notas florais e de frutas, mas sem a nota vegetal que, muitas vezes, aparece com a Alicante Bouschet..
A Herdade Monte da Ribeira, que fica em Vidigueira, tem uma área de 1.000 hectares, mas apenas 47 ha são plantados com vinhas. A produção média é de 400 mil garrafas/ano.
Herdade Monte da Ribeira: geralcasaagricolahtmr.pt



Nenhum comentário: