quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Alentejo 16 – Quinta do Quetzal, modernismo e tradição da Vila de S. Cucufate

                       O moderno prédio da adega da Quinta do Quetzal
                              Reto Frank Jörg, na Quinta do Quetzal

Visitar a Quinta do Quetzal, dia 24 de janeiro de 2014, foi um retorno, pois conheci a bela vinícola de linhas arquitetônicas modernas, em 2011, na minha segunda viagem ao Alentejo. Também reencontrei o administrador Reto Frank Jörg, suíço que vive há 30 anos em Portugal, que se lembrou da visita anterior. A novidade deste ano, além dos vinhos de novas safras, foi a linda cadelinha que o segue por onde vai, subindo escadas, andando de elevador, simpática e brincalhona, e o anúncio de que, defronte à dega, está sendo construído um museu de arte moderna, para abrigar a coleção de obras da família.. De propriedade de uma família suíça, Bruin, fica na Vila de Frades, perto da Vidigueira, terra de Vasco da Gama, e foi criada com inspiração na Vila de S. Cucufate, a mais antiga adega vinícola da Península Ibérica, construída no Século I d.C. A adega atual, moderníssima em sua arquitetura, foi inaugurada em 2006 e o nome Quetzal se deve à beleza do pássaro do mesmo nome encontrado na s zonas tropicais da América Central. Também há a influência da capelinha de Nossa Senhora de Guadalupe, no alto do morro, à esquerda de quem chega, e que deu nome a uma linha de vinhos expressivos, descontraído e alegres.
São 49 hectares de vinhas, a maioria plantadas já no século XXI, mas com algumas de mais de 25 anos, preservadas dos primeiros anos da herdade. A colheita das uvas é mecanizada e feita à noite. Mais de 60% do vinho destina-se à exportação para Holanda, Suiça, Lituania, Canadá, Filipinas, Brasil e Estados Unidos. Preocupados com a eficiência, seis produtores, liderados por Reto Jörg, se uniram e adquiriram uma unidade móvel de engarrafamento que trabalha para todos.
 Na sala de degustação, começamos com o Guadalupe Branco 2012, com Antão Vaz, Roupeiro e Arinto, fresco e com boa acidez. A partir de 2014, passará a ter um toque de Verdelho. O Guadalupe Branco Selection,2012, 100% Arinto, com 13º de álcool, mostrou-se mineral, fresco e de grande complexidade aromática e bem gastronômico, 50% passa por barrica de carvalho francês. O terceiro foi o Quetzal Reserva Branco 2011, 100% Antão Vaz, com 13,5º de álcool, que passou por barricas novas de carvalho francês e americano, mas continuou um vinho fresco, sem madeira acentuada. O Quarto vinho foi o Guadalupe Rosé 2012, elaborado com Aragonez e Syrah, com 13º de álcool, cor muito bonita, bem fresco.
O quinto vinho foi  o Guadalupe Tinto 2011, elaborado com Trincadeira, Aragonez e Alicante Bouschet, 13º de álcool, com aroma de framboesa e cereja, paladar harmonioso, suave, redondo e macio. O sexto, o Guadalupe Selection Tinto, com Syrah, Alicante Bouschet e Cabernet Sauvignon, com 14,5º de álcool. Mostrou frutado intenso, boa estrutura e complexidade. Sente-se que passou por madeira em barrica usada. O sétimo foi o Quetzal Reserva Tinto 2010, com Petit Syrah (50%), Trincadeira (15%) e Alicante Bousch (35%), que passou 12 meses em barricas francesas e oito meses na garrafa antes de ir ao mercado. Demostra boa frescura, aromas de frutos negros, compotas. Pode envelhecer muito bem..
Os dois últimos foram vinhos de sobremesa, excelentes porque com menos doçura dos que os mais conhecidos. O Rich White 2010 DOC, 100% Antão Vaz, com 16º de álcool, um vinho de sobremesa maravilhoso, e o Rich Red DOC 2010, elaborado com Alicante Bousche, também com 16º de álcool e que passou 16 meses em barricas de carvalho francês. Um vinho complexo, doce, rico em aromas de frutos pretos, maduro e intenso no paladar.
Outra das novidades prometidas pela Quetzal é o lançamento do vinho Quetzal 400, uma homenagem à coroa de 400 plumas do pássaro Quetzal que o Imperador Montezuma usava e cuja usurpação, pelo conquistador espanhol Hernán Cortez, permitiu a este subjugar a então poderosa civilização asteca no México. Os indígenas só respetivam quem usava aquela coroa. Cortez soube disso, arrancou-a da cbeça de Montezuma e colocou-a na sua, rendendo a multidão.
Quinta do Quetzal – E-mail: geral@quintadoquetzal.com



Nenhum comentário: