quinta-feira, 25 de julho de 2013

WineIn – O vinho tinto brasileiro em debate


Nos dias 22 e 23 de agosto, técnicos, jornalistas, profissionais e dirigentes do setor vitivinícola estarão em São Paulo debatendo sobre a potencialidade dos vinhos tintos elaborados no Brasil. Com temáticas agrupadas em seis palestras e seis degustações, o Wine In busca ajudar na criação de parâmetros de avaliação do vinho tinto feito no Brasil, assim como posicioná-lo em relação ao crescimento do mercado nacional e ao planejamento necessário para sua consolidação na novo cenário internacional que se forma, com novos players como a China emergindo no mercado. O encontro, sediado no Centro Fecomércio de Eventos, em São Paulo, com a supervisão técnica do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e com patrocínio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), terá como ponto alto uma degustação às cegas com vinhos brasileiros, argentinos e chilenos. A programação, que inicia às 9h e segue até às 21h, também contará com a edição paulista do Circuito Brasileiro de Degustação.
Apesar de alguns dizerem que o Brasil é destinado à produção de vinhos brancos e espumantes, eu sou dos que defendem que podemos produzir bons tintos e que já temos alguns, inclusive na serra gaúcha, onde predominam bons espumantes. Há, pelo menos, três ou quatro grandes tintos em algumas adegas serranas. E, agora, com o desenvolvimento da vitivinicultura na nova província vinifera da Campanha, alguns tintos excepcionais estão despontando. Não resta dúvida que ainda existe um grande caminho a percorrer. Arrisco-me a escrever que a Campanha me parece destinada a produzir os grandes tintos brasileiros. A maioria das novas vinícolas da região está fazendo espumantes – é o negócio do momento – mas acho que deveria dar mais atenção aos tintos, especialmente aos tradicionais Cabernet Sauvigon, Cabernet Franc e Tannat. Espero que este encontro do Ibravin, em São Paulo, coloque algumas luzes neste debate e aponte rumos.



Um comentário:

Blog do Didú disse...

Caro Amigo Ucha, saúde.

Gostaria de engrossar fileiras com o amigo. Concordo plenamente com sua avaliação sobre a Campanha Gaucha. Acrescento ainda que o vinho brasileiro precisa priorizar a sua personalidade, coisa rara em nossos vinhos hoje.