quinta-feira, 25 de julho de 2013

Campos de Cima – Uma vinícola de mulheres


                                                 Hortência Ravache Brandão Ayub

                                                 Arquivo JN


Uma vinícola de mulheres na aridez do Pampa Gaúcho, dominado por homens a cavalo. É assim que ficou conhecida a butique de vinhos Campos de Cima, de Itaqui, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. O empreendimento é comandado pela carioca Hortência Ravache Brandão Ayub e as filhas Manuela e Vanessa. Criadores de gado e cordeiros, além de plantadores de arroz, a Família Ayub buscou a diversificação produtiva no vinho.
A escolha pela elaboração de vinhos e espumantes ocorreu por uma busca a uma atividade que envolvesse as mulheres da família e, especialmente, as esposas dos colaboradores da fazenda Campos de Cima, uma propriedade com mais de 150 anos de história. Na colheita, quando até 25 pessoas trabalham no vinhedo, a metade são mulheres. No escritório, a força produtiva é formado, em sua maioria, pelo sexo feminino.
A delicadeza e o cuidado das mulheres com as uvas têm feito toda a diferença na Campos de Cima. Seus espumantes Brut e Extra Brut das uvas Pinot Noir e Chardonnay são comparados a bons champagnes. Sem exagero, pois apresentam a complexidade, os aromas e o sabor dos melhores rótulos da região francesa mais famosa do mundo. Com um diferencial: são frutados como só as borbulhas brasileiras conseguem ser.
O resultado deste investimento nas mulheres como diferencial na elaboração de vinhos poderá ser conferido, sexta-feira, 26 de julho, na Vinum Enoteca, a partir das 19h, em Porto Alegre, em um encontro antecipado da Confraria Bom Vin. A Campos de Cima apresentará seus dois premiados espumantes (Brut e Extra Brut), o branco Viognier, o lançamento Malbec 2012 e uma vertical de Tannat (safras 2006, 2008 e, em pré-lançamento, o 2011). A Vinum Enoteca fica à rua Marquês do Herval, 52 – Moinhos de Vento.

Nenhum comentário: