quinta-feira, 25 de julho de 2013

Lombo de Cordeiro com Crosta de Castanhas de Caju ao Molho de Cogumelos


                               Um prato criado pelo chef Alex Fiuza
                                D/JN

O "Coleção do Chef", projeto da Rede Deville que apresenta, todos os meses, um prato diferenciado do cardápio dos hotéis, trouxe mais uma receita inovadora. Em julho, a atração do Deville Porto Alegre foi o "Lombo de Cordeiro com Crosta de Castanhas de Caju ao Molho de Cogumelos Acompanhado de Couscous com Bacon". Recheada de detalhes, a receita criada pelo chef Alex Fiuza possui um preparo sem muito segredo. Confira abaixo como prepará-la:
Ingredientes do Lombo de Cordeiro com Crosta de Castanhas de Caju ao Molho de Cogumelos Acompanhado de Couscous com Bacon:
- 450g de Lombo de Cordeiro
- 50g de Xerém (castanhas de caju moídas)
- 10g de Farinha de Pão
- 10g de Queijo Parmesão
- 50g de Cogumelo
- 10g de Manteiga
- 20g de Cebola
- 5 ml de Azeite de Oliva
- 100g de Molho Escuro
- 40g de Couscous Marroquino
- 10g de Bacon
- 5g de Salsa
Modo de preparo
1- Limpe o lombo de cordeiro retirando a gordura e a pele. Depois, tempere e reserve.
2- Couscous com bacon: coloque o bacon para refogar, deixe fritar um pouco e acrescente a cebola picada. Refogue e, em seguida, adicione o couscous marroquino. Mexa bem, acrescente 100 ml de água e deixe cozinhar em fogo baixo por 5 a 7 minutos. Se necessário, acrescente um pouco mais de água, pois o couscous absorve rapidamente o líquido.
3- Molho de cogumelos: refogue a cebola picada, acrescente os cogumelos e, então, adicione o molho escuro. Deixe esquentar.
4- Crosta de castanhas: misture as castanhas com a farinha de pão, o queijo ralado e a salsa. Acrescente a manteiga em temperatura ambiente e misture bem, até formar uma pasta.
5- Para finalizar, sele o lombo de cordeiro rapidamente para não perder o suco, coloque a pasta de castanha sobre o lombo e leve ao forno aquecido a 180 °C durante 15 minutos (ou no ponto de sua preferência).
Obs: a crosta de castanhas deve estar crocante ao sair do forno.
Montagem
Coloque no prato o couscous e acima o cordeiro coberto pelo xerém. Adicione o molho de cogumelos ao lado e sirva com geléia de menta em recipiente à parte.

Nenhum comentário: