sexta-feira, 5 de julho de 2013

Vinhos da Ventisquero no Peppo Cucina



                                         Do alto de Apalta quase rolei cordilheira abaixo
                                         Foto Magaly Corgosinho

                                 Prato da Boa Lembrança: Medaglioni Alla Salsa di Lampone
                                 Reprodução JN

Um dos melhores restaurantes de Porto Alegre, o Peppo Cucina comemorará seu nono aniversário com o lançamento do Prato da Boa Lembrança 2013 em jantar harmonizado com vinhos da chilena Ventisquero. Iniciando a comemoração dos seus nove anos de história, o restaurante lançará oficialmente na próxima terça-feira, dia 09 de julho, em um jantar harmonizado para imprensa, seu prato da Boa Lembrança 2013: o Medaglioni Alla Salsa di Lampone. Uma combinação charmosa – Medalhões de filé ao molho de framboesa, acompanhados de purê de mandioquinha –, criada por Pedro Hoffmann, que consegue resumir o conceito de culinária italiana contemporânea. O jantar harmonizado de apresentação do prato terá os vinhos especiais da Viña Ventisquero e a presença de Hugo Salvestrini – diretor Comercial para vinhos alta-gama da Viña Ventisquero, enólogo – MBA Bordeaux Wine School. Inaugurado em setembro de 2004, o Peppo Cucina mescla sofisticação e informalidade. Concebido e comandado pelo casal Andréa Martins e Pedro Hoffmann, o restaurante tornou-se ponto de encontro dos apreciadores da boa gastronomia em Porto Alegre, reunindo comensais modernos e tradicionais com seu cardápio variado.
A cada estação, o Peppo Cucina oferece sugestões especiais que muitas vezes são incorporadas ao cardápio, conforme a demanda. A carta de vinhos com 457 rótulos, reúne uma seleção dos melhores exemplares de vinhos e espumantes em adega climatizada.
O Peppo Cucina já tem vários pratos da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, entidade que nasceu em 04 de março de 1994, em Petrópolis (RJ). A proposta é representar um grupo de restaurantes que prima pela excelência e qualidade nos serviços, promovendo e divulgando a diversidade do setor através das peculiaridades regionais e do associativismo. A ideia chegou no Brasil com o italiano Dânio Braga, fundador e atual conselheiro. Inspirado pelos costumes que trouxe da região onde nasceu, Dânio resolveu estimular o hábito de se levar uma lembrança depois de uma boa refeição. Foi assim que surgiu o Prato da Boa Lembrança, uma peça exclusiva em cerâmica que o cliente leva para casa depois de comer em um dos restaurante associados.O Prato da Boa Lembrança é o troféu de todo colecionador. Ele é feito em louça de alta qualidade, resistente, produzido especialmente para ser pendurado e exposto como uma peça de arte. Cada prato possui um desenho original e exclusivo, sempre muito alegre, de cores vibrantes e tom bem humorado. Já foram fabricados mais de um milhão e duzentos mil Pratos da Boa Lembrança. Ele é o principal produto da entidade e tem sua importância ao cumprir uma missão: por meio de sua representação figurativa deixar na memória do consumidor uma experiência gastronômica única.
Atualmente com sede no Recife, em Pernambuco, a entidade possui associados em todas as regiões brasileiras, contando com uma rede de chefs e empresários de grande representatividade no país. Entre as atividades da ARBL destaca-se a realização e apoio a diversos eventos gastronômicos, parcerias institucionais, produções literária e audiovisual, além de atuação nas mídias sociais e web.
O jantar harmonizado do dia 9 terá o seguinte cardápio:
Coperto
Pães artesanais, pizzetas, patê de fígado, cogumelos ao vinho e manteiga
Antipasti
VELLUTATA DI ZUCCA
Creme de moranga com canela
VentisqueroGreyChardonnay 2011
Vale de Casablanca
Primo Piatto
TORTELLONI ALLA CREMA
Recheio de espinafre, ricota e amêndoas,
ao molho de creme de leite e parmesão
VentisqueroGreyPinotNoir 2011
Vale de Casablanca
SecondoPiatto
MEDAGLIONI ALLA SALSA DI LAMPONE – Prato da Boa Lembrança 2013
Medalhões de filé ao molho de framboesa,
acompanhados de purê de mandioquinha
Vertice 2007
Vale de Apalta-Colchagua
Degustação Especial
Pangea 2008
Vale de Apalta-Colchagua
Enclave 2010
Vale de Maipo Cordilheira (Pirque)
Dolci
TIRAMISÙ
Tradicional sobremesa italiana commascarpone, biscoito champanhe
café, conhaque e chocolate em pó
SauternesChâteau Des Compéres
Estarei lá, não só para cumprimentar meus amigos Andréia Martins e Pedro Hoffman, e a querida Laura Schrimer, mas, também, para experimentar alguns dos vinhos Ventisquero, que provei na própria vinícola, no Chile, especialmente os Pangea 2008 e o Enclave 2010. Foi uma viagem inesquecível, não só pela beleza dos vinhedos, a qualidade dos vinhos e a simpatia da recepção dos enólogos da Ventisquero, entre os quais Felipe Toso, mas, principalmente, porque levei um tombo, quando subia uma lomba da cordilheira, com 45° de inclinação, e quase rolei Andes abaixo... Felipe Toso considera Apalta a “jóia da coroa” do vale de Colchagua e lá planta cabernet sauvignon, syrah, carmenère e merlot e de onde tira suas melhores uvas para produzir os vinhos ícones Vertice e Pangea.

Nenhum comentário: