Monte Paschoal
Tannat Reserva
Aurora Carnaval
Sparking Moscato
Casa Valduga
Brut 130
Fotos Ibravin
Aproximadamente 1 milhão de pessoas poderá degustar vinhos
e aprender sobre a bebida elaborada no Brasil. O Instituto Brasileiro do Vinho
(ibravin) participa este ano do Epcot International Food & Wine Festival,
que ocorre anualmente no parque Epcot, na Disney e se estenderá por 53 dias,
desde última sexta-feira (19) até 10 de
novembro. O festival tem representantes de 25 países e a presença do Brasil
está sendo organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos
(Apex-Brasil).
Em um quiosque em formato especial, caraterizado com
mensagens sobre o Brasil, são vendidas
porções de alimentos inspirados na culinária nacional, além de cervejas,
cachaça e vinhos brasileiros elaborados por empresas participantes do projeto
Wines of Brasil (o espumante Monte Paschoal Tannat Reserve e o vinho Aurora
Carnaval Sparkling Moscato). Os vinhos também serão vendidos em garrafas na
loja The Cellar, no pavilhão central do festival. O Wines of Brasil é realizado
pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e pela Apex-Brasil.
O embaixador dos vinhos brasileiros nos Estados Unidos,
Daniel Marquez, afirma que a ação deverá impactar positivamente na imagem dos
produtos no mercado americano. "Os vinhos brasileiros serão potencialmente
degustados por quase um milhão de pessoas.
Esta vitrine irá refletir positivamente também na imagem do vinho
brasileiro tanto mercado americano quanto no brasileiro ", acredita.
No dia 28 de setembro, Marquez fez uma apresentação
institucional do Wines of Brasil em um seminário no qual destacou os dados mais
importantes do setor, as regiões produtoras e as características dos vinhos
elaborados no Brasil. No seminário, o público degustou, além do espumante Monte Paschoal
Tannat Reserve e do vinho Aurora Carnaval Sparkling Moscato, o espumante Casa
Valduga Brut 130.
"Apresentar o seminário do Wines of Brasil dentro
deste evento é uma grande oportunidade para ensinar ao mundo que o Brasil
também é capaz de produzir vinhos de alta qualidade. Os top chefs, sommeliers e outros formadores
de opinião dos EUA e do panorama internacional estarão nos observando",
afirma Marquez.
Outras atividades serão desenvolvidas pela Apex para
promover o país, como apresentações culturais, uma aula de culinária e a
participação de um chef brasileiro em um jantar para mil convidados. Alguns
números do Epcot International Food & Wine Festival de 2013:
- mas de 300 rótulos de vinhos apresentados;
- mais de 70 tipos de pratos de diversos países;
- mais de 300 seminários sobre vinho e cerveja;
- 33 mil garrafas de vinho e cerveja são consumidos;
- 300 mil taças de vinho são degustadas;
- 100 mil porções de sobremesas são consumidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário