quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Carne Texel certificada chegará ao mercado em dezembro




David Fontoura Martins, Daniel Ribeiro, Ricardo Volpe, Erivon Aragão e esposa na Expointer
Foto Ana Smidt.

A noite da segunda feira, 1º de setembro, foi  muito especial para a história da raça ovina Texel no Brasil. A Casa do Texel no Parque de Esteio, onde ocorre a 37ª Expointer, foi  palco do lançamento, em alto estilo, a partir das 20h,  do Texel Gran Reserva Cordeiro Premium, projeto criado pelo produtor gaúcho Erivon Aragão, da Cabanha Surgida, de Rio Pardo, e pelos paranaenses Daniel Ribeiro, da cabanha Dom Juan, de Maringá, e Ricardo Volpe, especialista em comercialização.Depois da apresentação, jantar à base de carne de cordeiros Texel.
O projeto Carne Texel envolve Daniel Ribeiro, Cabanha Dom Juan, Maringá (PR), Erivon Silveira de Aragão, Cabanha Surgida, Rio Pardo (RS) e o empresário na área de commodities. Ricardo Volpe, a frente da área comercial. Fruto de relações comerciais e pessoais que deram certo e apostando no potencial do produto passaram a  investigar o mercado, o abastecimento, o consumo, projetar a qualidade com que querem trabalhar até concluírem que realmente a oportunidade existe, basta ser trabalhada com determinação, dedicação e denodo, avalia Ricardo Volpe.
A partir do desejo das Cabanhas Dom Juan e Surgida de abater e distribuir para o Brasil uma carne de excelência, criada nas melhores cabanhas gaúchas foi convidado Volpe para se integrar ao projeto. Segundo Volpe há boa procura de carne de cordeiro pois há escassez, tanto quantitativamente como qualitativamente. E é justamente nesse último ponto que a Texel Gran Reserva encontra o seu nicho de mercado. Os principais mercados a serem atingidos são as regiões sul e sudeste principalmente nas capitais.
A expectativa dos empresários é de que neste Natal os brasileiros já estejam apreciando os seus produtos.

Um criador gaúcho de ovinos Texel uniu-se a um criador paranaense de animais da mesma raça e a um especialista em mercado e marketing para criarem o  projeto que vai ofertar carne de cordeiros desta raça no mercado nacional, especialmente no Paraná, São Paulo e Rio. O projeto Texel Gran Reserva Cordeiro Premium Carne Certificada foi lançado, na 37ª Expointer, pelo criador gaúcho Erivon Aragão, dono da Cabanha Surgida, de Rio Pardo, Daniel Moleirinho Feio Ribeiro, dono da cabanha Dom Juan, de Maringá (PR), que teve a ovelha Grande Campeã Texel este ano, e Ricardo Volpe, especialista em comercialização, também de Maringá. A intenção é aproveitar cordeiros das duas cabanhas e de todos os criadores de Texel que quiserem participar do projeto, comprometendo-se a entregar animais dente de leite (seis meses) para abate, que será feito no frigorífico Comesul Beef, em Pantano Grande (RS), e distribuição no mercado brasileiro. Erivon, Daniel e Ricardo garantem que oferecerão preços remuneradores aos produtores que entregarem animais de raça definida, com a idade exigida e terminação de carcaça. A intenção é abater mil cordeiro/mês e tentar superar a sazonalidade da oferta, até hoje a grande inimiga deste tipo de programa. Os abates começarão em dezembro próximo. O grande criador David Fontoura Martins, de Santana do Livramento, um dos introdutores da raça Texel no Brasil, há mais de 40 anos, foi um dos primeiros a aderir. Quem quiser mais informações pode entrar em contato com o Ricardo Volpe: 44.99170759 ou com o Erivon Silveira de Aragão: 51. 98021245.

Nenhum comentário: