Vinícolas do roteiro
enoturístico mais famoso do Brasil aproveitam período da maior degustação de
vinhos do mundo para lançar novos rótulos. A Avaliação Nacional dos Vinhos da
Safra 2014 será sábado, dia 27, e estaremos lá, em Bento Gonçalves, conhecendo,
em primeira mão, os 16 vinhos mais significativos desta safra.
Em ritmo de Avaliação
Nacional de Vinhos, o Vale dos Vinhedos colocou no mercado uma carta de novos
rótulos que chegam para surpreender os apreciadores de todo o Brasil. As
novidades serão apresentadas pelas próprias vinícolas em evento que reunirá a
imprensa nacional no SPA do Vinho Hotel & Condomínio Vitivinícola na noite
de quinta-feira, 25. O encontro também será marcado pelo lançamento da marca
coletiva ‘Vinhateiros do Vale’ e pré-lançamento do documentário ‘Memórias do
Vale dos Vinhedos’.
São espumantes, vinhos brancos e tintos de diversas
safras que passam a compor a linha dos produtos do Vale dos Vinhedos a partir
deste mês, ampliando o leque de opções para quem gosta de provar novidades.
“Reunimos as vinícolas para fazer o lançamento juntos e, assim, expressar a
identidade do Vale dos Vinhedos, fortalecendo uma marca que é pioneira em
enoturismo e qualidade em vinhos finos e espumantes”, destaca o presidente da
Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale),
Juarez Valduga, cuja gestão não tem sido das mais exuberantes, ao menos, em
termos de divulgação. Não fomos convocados para muitos encontros no Vale dos
Vinhedos no último ano.
As vinícolas Almaúnica, Aurora, Casa Valduga, Dom
Cândido, Don Laurindo, Larentis, Lídio Carraro, Miolo, Pizzato e Torcello já
confirmaram presença com o lançamento de novos rótulos, inclusive, alguns com
Denominação de Origem (DO). Os vinhos e espumantes serão apresentados pelas
vinícolas em ilhas, acompanhadas por um coquetel.
O momento também será marcado pelo lançamento de produtos
da marca coletiva ‘Vinhateiros do Vale’, anunciada no mesmo período do ano
passado com o objetivo de buscar a união em torno do fortalecimento do Vale dos
Vinhedos. Hoje, oito vinícolas fazem parte da ação, sendo elas: Aurora, Casa
Valduga, Cavas do Vale, Dom Cândido, Don Laurindo, Larentis, Miolo e Torcello.
Liderado pela Aprovale, o projeto é um antigo sonho de vinhateiros que integram
o roteiro.
Cada vinícola faz o seu próprio vinho. Em produções
limitadas, este vinho tem alto poder competitivo, com padrão de qualidade
avaliado por degustadores e preço ao consumidor final de R$ 24,90. “Vinhateiros
do Vale é mais que vinho para nós. Esse projeto representa uma tomada de
consciência em nossos associados e a exteriorização do que somos de verdade.
Com este novo conceito de vinho criamos uma categoria que se une em prol do
enoturismo para oferecer qualidade a preços competitivos”, explica Valduga.
As garrafas trazem não somente a uva em forma de vinho,
mas histórias, aromas e sabores personificados em um rótulo que, além de
expressar a cultura da região, traz consigo o desenho do ícone representativo
da vinícola produtora, informações sobre sua história, a assinatura do enólogo
responsável e um selo que marca a cruzada dos imigrantes italianos, que
colonizaram a região no final do século XIX, e desbravaram as regiões altas do
Rio Grande do Sul.
A Aprovale aproveitará o momento para fazer o pré-lançamento
do documentário ‘Memórias do Vale dos Vinhedos’, que tem o objetivo de
registrar memórias passadas de geração em geração ou vividas na prática, no
Vale dos Vinhedos. A iniciativa, da Aprovale, também marcará os 20 anos da
entidade, a ser celebrados em 2015.
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