Um leilão recorde na África do Sul
D/JN
O leilão teve preço médio por litro de R$ 128,00, total
de vendas de R$ 1,5 milhão e aumento de 68,5% em relação à 2013. O maior leilão
anual de vinhos do Novo Mundo, o Nederburg Auction, teve um aumento de vendas
de 68,5% em relação ao ano anterior. Os pregões foram divididos em 7 categorias: Noble late Harvest,
Semi-Sweet White, Port, Red, Cap Classic Sparkling, Fortfield e Dry White. O recorde de preço médio por litro foi
de R(Rands) 597.36 (R$ 128,00) e total de vendas foi de R 7 milhões (R$ 1,5
milhão) durante dois dias do evento.
A participação da Nederburg no leilão foi de grande
destaque. A vinícola que é a mais premiada da África do Sul e coleciona
troféus, medalhas e prêmios – obtidos em competições nacionais e internacionais
– vendeu alguns de seus vinhos por valores históricos. Por exemplo, o lote – 12
garrafas de 375 ml - do vinho Nederburg Edelkeur 1979 foi vendido por R 6,444
(R$ 1.380), maior valor pago por rótulos na categoria Noble late Harvest.
O resultado no leilão atesta a qualidade e excelência dos
vinhos Nederburg. A vinícola acumula prêmios de Melhor Produtor da África do
Sul, concedidos pela International Wine and Spirit Competition, (IWSC) e de
Vinícola do Ano concedidos pelo renomado Guia Platter’s da África do Sul.
Durante o Nederburg Auction também aconteceu um leilão
beneficente. Diversas vinícolas doaram rótulos para o pregão de caridade que
foi um sucesso. Liderado pelo enólogo Ken Forrester o evento social arrecadou R
209 (R$ 45 mil) para os beneficiários: Fundação Hope Through Action e o Centro
Breytenbach. Entre os principais lotes vendidos no leilão, está o do Nederburg
Cabernet Sauvignon Vintage 1975, vendido por R 47 500 (R$ 10.110).
O desempenho alcançado proporcionou uma plataforma de
expansão nacional e internacional dos vinhos sul-africanos. Além de revelar ao
mundo o potencial como indústria e a qualidade dos vinhos da região. A
Nederburg se mantém como a principal referência entre as vinícolas da África do
Sul e o sucesso de vendas no leilão atesta a sua importância na região e
fortalece o seu posicionamento de promover o vinho local, divulgar os avanços
do país na área.
A Distell, empresa Sul-Africana de bebidas alcoólicas,
foi criada no ano 2000 e é resultado da fusão entre duas tradicionais empresas,
a Stellenbosch Farmers' Winery (SFW – fundada em 1925) e a Distillers
Corporation (fundada em 1945).
Hoje detém mais de 100 marcas distribuídas entre as
categorias vinho, licor, conhaque, brandy, uísque, entre outras, e é a líder em
produção e vendas de vinhos, cidras e bebidas prontas (RTD – ready to drink).
Seu tradicional licor Amarula está presente no Brasil desde 1994. A empresa
instalou um escritório próprio no Brasil desde sua origem como Distell, no ano
2000. Os vinhos Nederburg estão presentes no Brasil desde 2007.
Nenhum comentário:
Postar um comentário