domingo, 14 de setembro de 2014

Degustação de vinhos Máximo Boschi



Existe vinho brasileiro de guarda? – Quem faz a pergunta é Marco Graciani, da Confraria do Bom Vin, e ele mesmo responde: “ Para a vinícola Maximo Boschi, sim. É nela que o enólogo Daniel Dalla Valle pratica seus sonhos e experimenta.” Ainda segundo graciani, a comprovação vai ocorrer, segunda-feira, dia 15, às 20h, quando seis vinhos da Máximo Boschi serão degustados na Vinho e Arte, em Porto Alegre, em reunião da Confraria do Bom Vin.
Dalla Valle é o mais jovem enólogo do ano escolhido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE). O reconhecimento foi dado em 28 de outubro de 2011 por seu trabalho à frente das empresas da Famiglia Valduga (Casa Valduga, Domno do Brasil, Cave de Pedra e os destilados da Casa de Madeira). Seu sócio é seu ex-colega de Casa Valduga, Renato Antônio Savaris. O projeto inovador de elaboração de vinhos de guarda  foi iniciado há 14 anos, com o objetivo de elaborar vinhos mais encorpados e estruturados, que resultaram no posicionamento raro da Maximo Boschi, que nasceu para oferecer vinhos de guarda ao mercado.  
Os primeiros rótulos tintos, com as uvas Merlot e Cabernet Sauvignon – foram elaborados na safra do ano 2000. A venda, contudo, só iniciou em 2005. Os vinhos, agora, tem praticamente 15 anos! A safra recém lançada é de 2005 – a melhor dos últimos 20 anos no Brasil. O vinho branco Maximo Boschi Chardonnay que está à disposição é da safra 2008. Até os espumantes demoram a serem lançados. O Maximo Boschi Speciale Brut e Extra Brut também são da safra 2008 – com quase cinco anos de evolução! Além da evolução em garrafa, o diferencial dos espumantes elaborados pelo método tradicional na Maximo Boschi, com as uvas Chardonnay e Pinot Noir, esta última com percentual mínimo de 40%, é que eles têm sempre passagem por barrica.   
A Maximo Boschi só trabalha com rótulos 100% varietais e safrados. E seus  vinhos são guardados para evoluir lentamente, sem a pressa comercial do mercado atual.
Segunda-feira, serão degustados:
Espumante Maximo Boschi Rosé– Lançamento, na recepção dos confrades
Espumante Maximo Boschi Speciale Brut – Safra 2008
Espumante Maximo Boschi Speciale Extra Brut – safra 2008
 Maximo Boschi Chardonnay – Safra 2008
Maximo Boschi Merlot – Safras 2005, 2004 e 2000 | VERTICAL

Maximo Boschi Cabernet Sauvignon – Safras 2005, 2004 e 2000 | VERTICAL

Nenhum comentário: