Dirceu Scottá,
vice-presidente do Conselho do Ibravin
Arquivo JN
Se a meta for atingida, no último quadrimestre devem ser comercializados mais de 11 milhões de litros da bebida. Suco de Uva 100% tende a crescer 20% e se consolidar como um dos carros-chefes de vendas no período. A perspectiva do setor vitivinícola é que o total de vendas de espumantes no último quadrimestre deste ano seja 10% maior do que o registrado no mesmo período de 2013. Se o volume projetado for atingido, devem ser comercializados mais de 11 milhões litros da bebida ícone das festas de final de ano. Nos últimos quatro meses do ano passado, foram vendidos 10,2 milhões de litros do produto, o que significou um crescimento de 7,88% em relação a 2012. Já as vendas do suco de uva 100% devem seguir o ritmo de crescimento dos últimos anos e registrar cerca de 20% de aumento em relação ao mesmo período do último ano, quando foram vendidos 28,8 milhões de litros.
O tradicional crescimento de
vendas de espumante neste ano é impulsionado pelas premiações em concursos
importantes e por avaliações de críticos de renome internacional. Destaque para
a análise do inglês Steven Spurrier, idealizador do lendário Julgamento de Paris,
que posicionou os rótulos verde-amarelos como os melhores do Hemisfério Sul
durante evento ocorrido no mês de abril em São Paulo.
O vice – presidente do Conselho
Deliberativo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Dirceu Scottá,
destaca o aperfeiçoamento na produção da bebida no país. “Ao provar os
espumantes brasileiros, das mais diversas vinícolas, é possível perceber o alto
nível e padrão na qualidade”, elogia.
O gerente de Promoção do Ibravin,
Diego Bertolini, observa que o espumante é uma opção de presente no meio
corporativo, já que, principalmente na região Sul, é item fixo nas cestas de
fim de ano. “Esse aquecimento nas vendas, principalmente de espumantes e sucos
de uva, ajuda a popularizar os produtos e incentivar para que o consumo se estenda
para outros períodos do ano”, avalia. Bertolini lembra que em outras regiões é
comum a inclusão de vinho nas cestas de final de ano que são distribuídas para
os funcionários.
Citado pelo gerente, o suco de uva 100% também tem
conquistado o mercado interno e cativado os brasileiros de diversas regiões do
país. No ritmo de vendas que dá saltos há cerca de cinco anos, o produto também
deve ser um dos destaques de comercialização neste último
quadrimestre.
Segundo Scottá, o produto tem alto grau competitivo
em função das características particulares da região, onde se concentra 98% da
produção de suco, feita a partir de uvas americanas como a Isabel, Bordô e
Concord. “Os turistas estrangeiros ficam impressionados com a qualidade e o
sabor particular de nossos sucos”, observa. Sobre o desempenho
geral do setor, Scottá afirma que o crescimento deve ficar em torno de 5%.
Segundo o enólogo, a venda de vinhos finos, por exemplo, deverá ter performance
semelhante à registrada em 2013, quando foram comercializados 6,7 milhões de
litros no período de setembro a dezembro.
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