Em sua 10ª participação na mais comercial das feiras
setoriais de vinho no mundo, a alemã ProWein, o Wines of Brasil faz uso da
maturidade adquirida ao longo do tempo para consolidar junto ao Mercado o fato
de que o país, além de futebol e carnaval, tem vinhos de qualidade. Entre os
dias 23 e 25 de março, o setor será representado na feira realizada em
Düsseldorf com 11 vinícolas que saem do país já com uma série de reuniões
agendadas com representantes e importadores de renome e porte na Europa.
"Estaremos divulgando os produtos e trabalhando a imagem do vinho
brasileiro como sempre fazemos. Estamos preocupados em desenvolver a categoria
Brasil no Mercado internacional, mas nos encontramos em outro estágio. Vamos
para fazer negócios, aumentar a presença comercial com os parceiros que as
vinícolas já têm e captar novos importadores e distribuidores", explica a
gerente do Wines of Brasil, Roberta Baggio Pedreira.
Além da apresentação de produtos no estande coletivo e
das degustações dirigidas realizadas na Discovery Table, será realizada uma Master Class para imprensa, especialistas e trade no dia
de abertura da feira com o jornalista Jürgen Mathaess, responsável por
monitorar as novidades da América do Sul para a respeitada revista alemã
Meninger.
"Este ano o Wines of Brasil também completa uma
década e a participação brasileira já se tornou uma tradição na feira. Vamos
aproveitar o momento de grande evidência do país em função dos eventos
esportivos, principalmente a Copa do Mundo", lembra Roberta. A identidade
visual do espaço seguirá a linha da campanha para o Exterior Wake Up the Brazilian in You (Acorde a Brasilidade em Você) que apresenta
ícones brasileiros. As figuras descrevem situações como o futebol, o carnaval e
o própria "descoberta" do vinho, mostrando a contribuição do Brasil
nessas questões.
Aproveitando a viagem para o velho continente, 10
empresários do setor estarão em missão técnica circulando pelas áreas
vitivinícolas portuguesas do Douro e do Porto. Esta etapa tem foco nas
inovações e informações de caráter produtivo. Já durante na ProWein, o grupo
circulará pela feira com um olhar voltado para questões mercadológicas e
comerciais.
Roberta explica que as missões técnicas tem grande
importância para fomentar a cultura exportadora das vinícolas brasileiras e
também para apresentar padrões internacionais de produção e comercialização
para os empresários. Boa parte do grupo da missão técnica faz parte do Projeto
Primeira Exportação (PPE). O Wines of Brasil, por sua vez, é um projeto
realizado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), em parceria com a
Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Este ano o estande brasileiro na ProWein conta com apoio
da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento do Governo do Rio
Grande do Sul (SDPI/RS).
Repetindo o sucesso verificado nas feiras realizadas em
2013, o estande brasileiro na ProWein contará com uma mesa temática, a Discovery Table, para que os
participantes possam degustar os produtos das diferentes vinícolas, além de
conhecerem as tendências mundiais. O objetivo é proporcionar aos
visitantes um panorama das diferentes personalidades dos vinhos do Brasil.
"Os vinhos escolhidos são tendências no mundo todo e, como as pessoas as
vezes não tem muito tempo para uma degustação mais completa, eles são
disponibilizados em uma mesa especial que permite prová-los de uma maneira mais
informal", explica Roberta.
Entenda a Discovery
Table:
Sparkling Celebration: espumantes
elaborados pelo método tradicional ou charmat, podendo ser rosés, brut,
extra-brut ou nature.
Moscato Champion: o moscatel
é tendência forte no mundo e essa categoria contempla vinhos feitos com a uva
moscato, podendo ser varietais tranquilos ou espumantes.
Kick Back with Less Alcohol: vinhos
tranquilos, varietais ou assemblages,
tintos, brancos, roses, até 12,5% de álcool.
Sobre a ProWein
A ProWein é uma das mais importantes feiras mundiais
especializada em vinhos e bebidas finas. Nos 20 anos de realização o número de
expositores cresceu 15 vezes e o de visitantes é 30 vezes maior. Em 2014, serão
mais de 4,7 mil expositores, de 50 países. A expectativa é superar os 45 mil
visitantes recebidos na edição do ano passado.
O Mercado Alemão
- A produção doméstica de vinhos alemães é de cerca de 9
milhões de hectolitros.
- O país é o maior importador de vinhos no mundo.
- Apresenta consumo per capita de vinho de 21,5 litros e
de espumante de 4,7 litros.
- O vinho representa cerca de um terço das bebidas
alcoólicas consumidas na Alemanha.
Vinícola brasileiras que participarão da ProWein 2014:
Basso Vinhos e Espumantes
Cooperativa Vinícola Garibaldi
Domno do Brasil
Lídio Carraro Vinícola Boutique
Miolo Wine Group
Pizzato Vinhas e Vinhos
ViniBrasil
Vinícola Aurora
Vinícola Perini
Vinícola Salton
Nenhum comentário:
Postar um comentário