A Vínicola Salton, com 103 anos de mercado, obteve no ano
passado um acumulado de mais de R$ 296 milhões em seu faturamento, 5% a mais do
que o registrado em 2012. Entre os fatores que contribuíram para o balanço
positivo, estão a excelente safra, que atingiu 16 milhões de quilos de uvas, e
a comercialização de cerca 9,5 milhões de garrafas dos espumantes e
frisantes, mercado no qual é líder nacional.
Mesmo com a estabilidade no volume das últimas safras,
com média de 15 milhões de quilos, a companhia obteve crescimento de 16%, nos
últimos três anos. Para o presidente da vinícola, Daniel Salton esta conquista
é resultado de um grande empenho na área de vendas e de enologia. “Chegamos bem
próximo das projeções de 2013 e mesmo em um ano comercialmente desafiador
conseguimos crescer”, destaca Daniel. “Mantemos rigorosos processos, desde a
colheita ao amadurecimento dos tintos e espumantes, no qual buscamos sempre
surpreender os apreciadores dos produtos da Vinícola. Com a bagagem de uma
empresa centenária, a Salton investe e se preocupa com o crescimento nas
próximas décadas”.
No balanço divulgado, o destaque é a consolidação e a
evolução dos vinhos da Vinícola, responsáveis pela fatia de 24,7% dos
resultados, praticamente equiparado com a linha de destilados, que chegou a
26,5%; já os espumantes e frisantes ficaram com 37,3% e 4,2%, respectivamente.
Já os sucos de uva representam 3,5%. “Para atingirmos nossa expectativa de
faturar R$ 330 milhões em 2014, estamos buscando aprimorar nossas embalagens,
como a do espumante Reserva Ouro; lançar produtos Premium, como José “Bepi”
Salton, espumante emblemático da Linha Gerações; e outras novidades, a partir
de abril. Entendemos também que a Copa é uma excelente oportunidade para as
pessoas brindarem com nossos espumantes”, pontua o executivo.
De acordo com Daniel, em 2014 a vinícola apresentará duas
novidades importantes para consolidar a projeção de crescimento. “Estamos
atentos às oportunidades que temos, como a qualidade ainda melhor das uvas da
região de Santana do Livramento (RS) e também com a criação de uma
planta-piloto para testes de novos produtos e inovações tecnológicas em nossas
operações industriais, localizada no interior de São Paulo, o que deverá nos
proporcionar ganhos de produtividade e competitividade ainda maiores”, ressalta
o presidente.
Com uma área de 640 hectares no município de Santana do
Livramento (RS), a companhia planeja investimento de R$ 45 milhões, dos quais
R$ 18 milhões já foram destinados a nova unidade receptiva de uvas, responsável
pela primeira etapa da vinificação. O novo processo deve reduzir os custos com
transporte a partir de setembro, levando à unidade de Tuiuty, em Bento
Gonçalves (RS), somente o mostro da uva para produção de rótulos de vinhos
finos.
Além disso, a demanda pelos espumantes e frisantes da
companhia também impulsionou a construção da unidade piloto, em Jarinú (SP), a
ser concluída neste primeiro semestre. A nova
unidade receberá investimento inicial de R$ 15 milhões.
A Vinícola Salton também está avançando no mercado
externo, com expectativa de exportar cerca de 40% a mais para China, atualmente
principal consumidor de vinho tinto no mundo, para onde a empresa tem destinado
safras de suas linhas Intenso, Talento e Desejo. Outro importante passo foi o
acordo com a rede inglesa Marks & Spencer (M&S), com lote inicial de 35
mil garrafas do espumante Intenso Bubbles Moscato e do tinto Intenso Teroldego,
para o Reino Unido. Atualmente, a empresa exporta para 14 países, incluindo os
mercados norte-americano, holandês, canadense, entre outros.
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