terça-feira, 25 de março de 2014

Salton registrou faturamento de R$ 296 milhões em 2013


 A Vínicola Salton, com 103 anos de mercado, obteve no ano passado um acumulado de mais de R$ 296 milhões em seu faturamento, 5% a mais do que o registrado em 2012. Entre os fatores que contribuíram para o balanço positivo, estão a excelente safra, que atingiu 16 milhões de quilos de uvas, e a comercialização de cerca 9,5 milhões de garrafas dos espumantes e frisantes, mercado no qual é líder nacional.
Mesmo com a estabilidade no volume das últimas safras, com média de 15 milhões de quilos, a companhia obteve crescimento de 16%, nos últimos três anos. Para o presidente da vinícola, Daniel Salton esta conquista é resultado de um grande empenho na área de vendas e de enologia. “Chegamos bem próximo das projeções de 2013 e mesmo em um ano comercialmente desafiador conseguimos crescer”, destaca Daniel. “Mantemos rigorosos processos, desde a colheita ao amadurecimento dos tintos e espumantes, no qual buscamos sempre surpreender os apreciadores dos produtos da Vinícola. Com a bagagem de uma empresa centenária, a Salton investe e se preocupa com o crescimento nas próximas décadas”.
No balanço divulgado, o destaque é a consolidação e a evolução dos vinhos da Vinícola, responsáveis pela fatia de 24,7% dos resultados, praticamente equiparado com a linha de destilados, que chegou a 26,5%; já os espumantes e frisantes ficaram com 37,3% e 4,2%, respectivamente. Já os sucos de uva representam 3,5%. “Para atingirmos nossa expectativa de faturar R$ 330 milhões em 2014, estamos buscando aprimorar nossas embalagens, como a do espumante Reserva Ouro; lançar produtos Premium, como José “Bepi” Salton, espumante emblemático da Linha Gerações; e outras novidades, a partir de abril. Entendemos também que a Copa é uma excelente oportunidade para as pessoas brindarem com nossos espumantes”, pontua o executivo.
De acordo com Daniel, em 2014 a vinícola apresentará duas novidades importantes para consolidar a projeção de crescimento. “Estamos atentos às oportunidades que temos, como a qualidade ainda melhor das uvas da região de Santana do Livramento (RS) e também com a criação de uma planta-piloto para testes de novos produtos e inovações tecnológicas em nossas operações industriais, localizada no interior de São Paulo, o que deverá nos proporcionar ganhos de produtividade e competitividade ainda maiores”, ressalta o presidente.
Com uma área de 640 hectares no município de Santana do Livramento (RS), a companhia planeja investimento de R$ 45 milhões, dos quais R$ 18 milhões já foram destinados a nova unidade receptiva de uvas, responsável pela primeira etapa da vinificação. O novo processo deve reduzir os custos com transporte a partir de setembro, levando à unidade de Tuiuty, em Bento Gonçalves (RS), somente o mostro da uva para produção de rótulos de vinhos finos. 
Além disso, a demanda pelos espumantes e frisantes da companhia também impulsionou a construção da unidade piloto, em Jarinú (SP), a ser concluída neste primeiro semestre. A nova unidade receberá investimento inicial de R$ 15 milhões.

A Vinícola Salton também está avançando no mercado externo, com expectativa de exportar cerca de 40% a mais para China, atualmente principal consumidor de vinho tinto no mundo, para onde a empresa tem destinado safras de suas linhas Intenso, Talento e Desejo. Outro importante passo foi o acordo com a rede inglesa Marks & Spencer (M&S), com lote inicial de 35 mil garrafas do espumante Intenso Bubbles Moscato e do tinto Intenso Teroldego, para o Reino Unido. Atualmente, a empresa exporta para 14 países, incluindo os mercados norte-americano, holandês, canadense, entre outros.

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