A jovem e ousada enóloga Mônica Rossetti, da Lidio Carraro
A vinícola boutique Lídio Carraro, produtora do
vinho oficial licenciado da Copa do Mundo Fifa 2014™, que começa em junho, é um
dos destaques da ProWein. Patrícia
Carraro e Márcia Amaral estarão presentes na feira, mais especificamente no Corredor 01, estande D02, apresentando o
projeto enológico do Faces, linha exportada para sete países.
Patricia Carraro, produtora da vinícola boutique
localizada no Sul do Brasil, estará presente na mais importante feira do mundo
no segmento, em Düsseldorf, para
apresentar aos visitantes o exclusivo projeto enológico da linha Faces, criada
para representar o vinho brasileiro no Campeonato Mundial.
Os cerca de 45
mil visitantes que irão passar pela 20ª edição da ProWein, mais importante
feira do negócio de vinhos do mundo, poderão conhecer o Faces, vinho licenciado oficial da Copa do Mundo
Fifa 2014™, criado pela vinícola boutique Lidio Carraro. Entre os dias 23 e 25 de março, representada
por sua diretora de
marketing, Patricia Carraro, e pela Gerente de Exportação, Márcia Amaral, a vinícola localizada na região do Vale dos
Vinhedos, no Sul do Brasil, estará em Düsseldorf, na Alemanha, para apresentar
o exclusivo projeto enológico da linha Faces no Hall 01, stand D02. Em homenagem ao
futebol, a enóloga Monica Rossetti buscou inspiração nos 11 jogadores em campo
para criar o tinto Faces. O rótulo traz onze variedades de uvas de diferentes
regiões produtoras do Rio Grande do Sul e o esquema tático escolhido é o 4-4-2.
Para o ataque foram escaladas as uvas Merlot e Cabernet Sauvignon, que
identificam melhor o aroma e tem maior participação no corte. No meio-campo, as
uvas Pinot Noir, Tempranillo, Touriga Nacional e Teroldego conferem
complexidade aromática e volume de boca. A defesa conta com as uvas Tannat,
Nebbiolo, Ancellota e Alicante, que dão estrutura ao vinho e por fim, no gol,
está a uva Malbec, responsável pelo retrogosto final.
Já o Faces branco, faz uma celebração às raízes da vitivinicultura ao escolher as três
uvas brancas mais cultivadas em solo gaúcho: Moscato, Chardonnay e Riesling
Itálico. No trabalho de criação, os critérios para formação desse time de uvas
tiveram como base o estilo desejado para o vinho. “Descontraído e agradável,
mantendo o perfil de qualidade reconhecido em outros vinhos da Lidio Carraro.
Buscamos representar a alma brasileira que está no imaginário das pessoas:
jovem, diversificado, alegre e descontraído. Estamos empolgados com os
resultados e acreditamos que será bola no pé e vinho na taça em todo País”,
comemora a enóloga Monica Rossetti, responsável pela criação dos vinhos.
Por último,
elaborado com três uvas - Pinot Noir, Merlot e Touriga Nacional -, o rosé Faces
é um vinho sedutor já pela sua cor rosa salmão. A proposta de uma garrafa
mais leve e de prático manuseio, com abertura em tampa de rosca, convida a uma
degustação versátil, “vibrante”. Seu conceito enológico alia criatividade
e ineditismo à concepção da linha FACES, mantendo uma conexão com o Brasil e,
ao mesmo tempo, o estilo e a qualidade que consolidam a Lidio Carraro como uma
vinícola boutique. A Pinot Noir, que corresponde a 50% do assemblage, imprime
ao vinho um caráter essencialmente frutado, com notas como cereja, groselha e
pomelo. Os aromas de framboesa e morango que aparecem depois de alguns minutos
de evolução na taça são da Merlot. Esta uva, com 35% de participação,
complementa o aroma e exerce um papel determinante na boca, conferindo um
agradável volume e um perfil refrescante e jovial ao vinho. A Touriga Nacional
é a uva que, mesmo em proporção menor no corte, 15%, marca a personalidade do
rótulo com uma nota floral de rosas, dando um ar feminino e elegante. “Estas
características estão tornando o FACES não apenas o vinho da Copa, mas também
uma oportunidade para ampliar a experiência dos consumidores com o vinho brasileiro”,
diz a enóloga-chefe Monica Rossetti.
Através dos
rótulos da Copa, a Lidio assume pela terceira vez a responsabilidade de
representar o vinho brasileiro em grandes eventos esportivos. A pequena e
premiada Lidio Carraro exporta para mais de 20 países, 16 deles no
Velho Mundo. Em 2007, cinco dos seus rótulos foram escolhidos como
vinho oficial dos jogos Pan-Americanos e em 2010, mais uma vez, foi a escolhida
para representar o vinho brasileiro no 30º aniversário da Stock Car. Durante
todo o ano de comemorações as taças para brindar no podium foram servidas com
espumantes da marca. Somente nos dois últimos anos, o site da Jancis Robinson,
uma das maiores autoridades de vinhos no mundo, concedeu à Lidio Carraro a
maior pontuação já dada a um vinho brasileiro, e, em 2012, o prestigiado portal
norte-americano Snooth elegeu o Lidio Carraro Grande Vindima Tannat
2008 como o Vinho do Ano.
A participação
nestas competições de expressão mundial, aumenta o reconhecimento internacional
da vinicultura brasileira. O especialista Nicolas Bourcier, do
francês Le Monde, destacou
o FACES como “um vinho de ourives, sublime, que fica na memória e se impõe
naturalmente como um dos melhores do Brasil”. O processo de produção
purista desenvolvido pela 5ª geração da família Carraro também encantou os
críticos alemães, Cornelius Lange e Fabian Lange, em recente visita ao Brasil.
Eles ficaram tão impressionados com a qualidade do produto, que elegeram a
Lidio como a melhor vinícola do ano de 2013 em coluna do jornal alemão Die Zeit,
escolhido como o melhor semanário europeu no último ano pela Associação Alemã
Editorial Design. Na edição de outubro de 2013 da inglesa Decanter
Magazine, a Lidio Carraro foi apontada
como a vinícola favorita do Brasil pelo renomado jornalista Steven Spurrier,
imortalizado por Alan Rickman no filme O Julgamento de Paris, editor da revista e coordenador do júri
do Decanter World Wine Awards. “Não
consigo esconder que esta vinícola, a qual está na quinta geração de tradição
vinícola, é minha favorita. Ela busca preservar a autenticidade das variedades,
de seus terroirs e
nunca usa o carvalho, onde a prioridade é um vinho que tenha a marca do solo e
não do material em que envelheceu”. Na seleção de Spurrier dos 6 Vinhos
Tops do Brasil, dois deles são da Lidio Carraro.
No meio futebolístico, o Faces também faz sucesso. Os gêmeos Fábio e Rafael da Silva, craques do Manchester United que já passaram pela Seleção Brasileira, apareceram em duas fotos com uma garrafa do vinho da Copa em recente reportagem do site inglês Manchester Evening News sobre a inauguração de um restaurante brasileiro na cidade de Altrincham. Os craques Bebeto, Ronaldo e o treinador da Seleção Brasileira, Felipão, também posaram com o vinho em fotos recentes.
No meio futebolístico, o Faces também faz sucesso. Os gêmeos Fábio e Rafael da Silva, craques do Manchester United que já passaram pela Seleção Brasileira, apareceram em duas fotos com uma garrafa do vinho da Copa em recente reportagem do site inglês Manchester Evening News sobre a inauguração de um restaurante brasileiro na cidade de Altrincham. Os craques Bebeto, Ronaldo e o treinador da Seleção Brasileira, Felipão, também posaram com o vinho em fotos recentes.
O inovador
projeto enológico da linha do vinho licenciado oficial da Copa do Mundo da Fifa 2014™, o Faces, somado ao desempenho dos premiados rótulos Premium e TopP
Premium, trouxeram importante reflexo nas exportações da Lidio Carraro: mais do
que triplicou, chegando a 236% e já está sendo comercializado na França,
Dinamarca, Inglaterra, Bélgica, Canadá, Japão e Finlândia. No Brasil, o
faturamento da vinícola alcançou o expressivo crescimento de 185% em
2013, quase três vezes mais do que o ano anterior. "Cerca de 70% dessa
expansão pode ser creditada ao lançamento do Faces. Aos poucos, o
consumidor e os distribuidores estão entendendo o conceito diferenciado deste
projeto, do compromisso e desejo de criarmos para a Copa do Mundo um vinho
com características que remeta à cultura do nosso país. Estamos muito
entusiasmados com os resultados e para 2014 pretendemos crescer pelo menos 70%
em relação a 2013, fortalecer as parcerias e atingir novos mercados
potenciais.” diz Patricia Carraro, diretora de marketing da vinícola. “Se o
Brasil conquistar o Hexa, certamente estes números serão superados”, conclui.
Das uvas ao
vinho, a Lidio Carraro está voltada a expressar a essência e integridade do
vinho, comprometida a elaborar somente vinhos de Primeira Linha. Todo o
processo da Lidio Carraro é conduzido com a mínima interferência e o máximo
respeito à expressão natural da uva e do Terroir de origem.
A Lidio Carraro é
pioneira no país a implantar uma gestão vitícola e enológica integradas e
sustentáveis, que inicia com um meticuloso estudo de clones, mapeamento de
solos, rigoroso controle de produção, até o recebimento da uva por gravidade e
vinificação de grandes vinhos sem o uso tradicional da madeira. A atenção em
cada detalhe do processo de elaboração permite originar vinhos particulares, ricos
em complexidade, estrutura e equilíbrio.
O Faces foi
desenvolvido pela enóloga gaúcha Mônica Rossetti. Jovem e ousada, com
apenas 30 anos e 13 de experiência, algumas de suas criações Premium e Top
Premium já conquistaram muitos títulos internacionais e alcançaram
posições históricas no disputado mercado brasileiro. Os vinhos da Lidio Carraro
foram os primeiros rótulos brasileiros escolhidos para representar o país
no Duty Free dos aeroportos internacionais. O conceito purista, de preservar a
expressão e a qualidade da uva no preparo da bebida, trouxe o privilégio de ser
a vinícola oficial dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 e a escolhida para
criar o vinho e a espumante oficial dos 30 anos da Stock Car, maior evento
automobilístico do Brasil.
A vivência da enóloga no mundo do Baco não veio somente da sua dedicação à Lidio Carraro desde as suas primeiras colheitas em 2002. Também atua como consultora em renomadas empresas italianas como o grupo Ferrari Spumanti e outras vinícolas das tradicionais regiões da Toscana, Piemonte, Veneto, Trentino Alto Adige, Friuli e Umbria e aprimora conhecimentos em visitas a produtores da França, Espanha, Alemanha, Argentina e Chile.
A vivência da enóloga no mundo do Baco não veio somente da sua dedicação à Lidio Carraro desde as suas primeiras colheitas em 2002. Também atua como consultora em renomadas empresas italianas como o grupo Ferrari Spumanti e outras vinícolas das tradicionais regiões da Toscana, Piemonte, Veneto, Trentino Alto Adige, Friuli e Umbria e aprimora conhecimentos em visitas a produtores da França, Espanha, Alemanha, Argentina e Chile.
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