Bárbara Ruppel/Ibravin
Projeto Wines of Brasil levou rótulos de seis vinícolas
para o New York City Wine and Food Festival e Be Brasil, com profissionais e
consumidores na cidade mais populosa dos Estados Unidos. Os vinhos brasileiros
invadiram a cidade de Nova York (EUA) no mês de outubro com a participação de
seis empresas em dois eventos na maior e mais famosa cidade dos Estados
Unidos. Por meio do projeto Wines of Brasil, as vinícolas apresentam seus
produtos no festival gastronômico New York City Wine and Food Festival e no
evento conceitual Be Brasil. O Wines of Brasil é o projeto de promoção de
vinhos finos brasileiros no Exterior, realizado em parceria entre o Instituto
Brasileiro do Vinho (Ibravin) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações
e Investimentos (Apex-Brasil).
Os vinhos e espumantes da Aurora, Casa Valduga, Don Guerino, Miolo e Perini serão servidos no Festival, que ocorre entre os dias 17 e 20 de outubro, quando serão lançados quatro rótulos brasileiros na região. O encontro gastronômico envolve a degustação dos produtos e a venda direta ao público e deve receber mais de 5 mil pessoas entre profissionais e consumidores.
No dia 18, está programado o Grand Tasting, degustação voltada a compradores, jornalistas, formadores de opinião, restaurantes e sommeliers. No mesmo dia, espumantes brasileiros serão harmonizados com pratos elaborados por 16 chefs. O projeto Wines of Brasil também levará rótulos verde amarelos para serem degustados junto a vinhos de outros terroirs mundiais no Global Night Market (Noite do Mercado Global) que ocorre no restaurante Plaza Food Hall.
Os vinhos e espumantes da Aurora, Casa Valduga, Don Guerino, Miolo e Perini serão servidos no Festival, que ocorre entre os dias 17 e 20 de outubro, quando serão lançados quatro rótulos brasileiros na região. O encontro gastronômico envolve a degustação dos produtos e a venda direta ao público e deve receber mais de 5 mil pessoas entre profissionais e consumidores.
No dia 18, está programado o Grand Tasting, degustação voltada a compradores, jornalistas, formadores de opinião, restaurantes e sommeliers. No mesmo dia, espumantes brasileiros serão harmonizados com pratos elaborados por 16 chefs. O projeto Wines of Brasil também levará rótulos verde amarelos para serem degustados junto a vinhos de outros terroirs mundiais no Global Night Market (Noite do Mercado Global) que ocorre no restaurante Plaza Food Hall.
A participação de quatro vinícolas no Be Brasil New York
completa a agenda dos vinhos brasileiros na mais cosmopolita das cidades
do mundo, neste mês. O projeto da Apex-Brasil para apresentar as inovações, a
arte e a cultura brasileira para a comunidade internacional será realizado
entre os dias 15 e 22. Além de joias, livros, roupas e acessórios de moda,
produtos das vinícolas Aurora, Casa Valduga, Miolo e Salton estarão à mostra e
serão servidos no bar da casa localizada no badalado bairro de Soho. O local é
conhecido por ser um dos points da
cidade e receberá decoração com motivos brasileiros e espaço para visita
virtual ao país que sediará os próximos grandes eventos do esporte mundial.
A gerente de Promoção Comercial do Projeto Wines of
Brasil, Roberta Baggio Pedreira, aponta os eventos em Nova York como
oportunidades para que a imagem dos vinhos brasileiros seja reforçada no
mercado do País. Roberta destaca a abrangência e a qualificação do Festival
deste ano e a forma conceitual do Be Brasil de apresentar o que o Brasil produz
de melhor. “Certamente os nossos vinhos fazem parte desta seleção. Estes
eventos aliam o estilo dos nossos produtos aos atributos positivos que o
público enxerga e percebe sobre o Brasil. Estas ações reforçam nossa estratégia
de participar efetivamente do mercado norte-americano para tornar o vinho
brasileiro um produto reconhecido e presente na mente destes consumidores”,
avalia.
O mercado americano
Desde o final do mês de agosto, segundo informações do
Wines of Brasil, cerca de 25 novos rótulos de vinícolas brasileiras estão
disponíveis no mercado dos Estados Unidos. A cidade de Nova York é
reconhecida mundialmente pela influência que exerce e por lançar tendências
sobre o comércio, finanças, mídia, arte, moda, pesquisa, tecnologia, educação e
entretenimento de todo o planeta. Estimada em cerca de 18,9 milhões de pessoas,
a população da Região Metropolitana de Nova York é a maior dos Estados Unidos.
O país é o principal mercado consumidor de vinhos do mundo. Em 2012, foram
comercializados 3,2 milhões de litros, que representa 13% da produção de vinhos
no mundo. Outros dados que chamam a atenção é o consumo por habitante, que
supera 10 litros por ano, e a preferência pelo produto por mais da metade (52%)
dos adultos que consomem bebidas alcoólicas.
No primeiro semestre deste ano, os Estados Unidos foram
os maiores compradores de vinhos Brasileiros. O país exportou 140 mil litros,
com valor consolidado de US$ 558,5 mil. O valor médio por litro exportado para
aquele mercado é de US$ 3,99.
Eventos já realizados nos Estados Unidos este ano:
-
Fevereiro: South Beach Wine Festival
- Março:
Master Class Dallas
- Março: People’sVoiceWineAward - Snooth
- Abril: Passaporte Brasil Central Market
- Maio: InternationalWine, Spirits&Beer Festival
- Julho: SeminárioSocietyofWineEducators
Nenhum comentário:
Postar um comentário