Em maio, 10 empresas integrantes do Wines of Brasil estiveram presentes
na London Internacional Wine Fair, no qual os espumantes tiveram destaque.
Crédito: Uschi Klein, Ibravin.
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A grande
qualidade do espumante brasileiro que se viu em Garibaldi, na semana passada,
está chegando a Londres. Nove empresas do Wines of Brasil
participam do Fizz, primeiro evento voltado exclusivamente à bebida no Reino
Unido. Cenário de expansão de mercado e centenário da fabricação no país
motivam a ação.
Uma pesquisa
realizada durante a Vinexpo, na França, mostrou que o Reino Unido será o maior
mercado consumidor de espumantes até 2016. O estudo foi realizado pelo
instituto norte-americano The International Wine and Spirits Research,
especializado em levantamento e análise de mercado e apontou que o consumo dos
britânicos chegará a 126 milhões de garrafas da bebida por ano. Com este
volume, o Reino Unido ultrapassaria Alemanha e Estados Unidos e se colocaria
como principal importador do produto.
Para aproveitar
este boom do mercado de espumantes no Reino Unido, o Wines of Brasil, projeto
do Instituto Brasileiro Vinho (Ibravin), em parceria com a Agência de Promoção
de Exportações e Investimento (Apex-Brasil), levará nove vinícolas para a
primeira edição do Fizz – The Sparkling Wine Show. O evento ocorre em
Londres, capital do Reino Unido, nesta terça-feira (22), e é voltado aos
profissionais do trade e jornalistas. Basso Vinhos e Espumantes, Casa Valduga,
Cooperativa Garibaldi, Miolo Wine Group e vinícolas Aurora, Campos de Cima, Don
Giovanni, Caves Geisse e Salton estarão presentes com 19 rótulos. São esperados
cerca de 400 profissionais, entre sommeliers, jornalistas, importadores,
representantes de redes de restaurantes e formadores de opinião.
A gerente de
Promoção Comercial do Wines of Brasil, Roberta Baggio Pedreira, aponta o
mercado inglês como um dos principais alvos para a ampliação das vendas no
continente europeu. Segundo ela, o Fizz deve incrementar a percepção no
consumidor quanto à qualidade e a diversidade do produto brasileiro. “Celebrando o centenário do espumante no Brasil, não
poderíamos deixar de estar presentes nesse evento que é totalmente dedicado aos
vinhos espumantes, um dos produtos brasileiros mais reconhecidos
internacionalmente”, avalia.
No ano em que
celebra o centenário da bebida no país, o espumante brasileiro estará ao lado
de países já reconhecidos pela qualidade e também de países emergentes na
elaboração do produto. Champanhe e Cremant, da França, Prosecco, na Itália, e
Cava, na Espanha, e países que entraram no mercado mais recentemente como o
próprio Brasil, Inglaterra, Estados Unidos, Rússia, África do Sul, Austrália,
Chile, Argentina, Nova Zelândia, Luxemburgo, entre outros, levarão seus
produtos ao primeiro evento focado exclusivamente às borbulhas no Reino Unido.
Mercado em
alta
Os últimos anos
têm sido de crescimento nas vendas de espumante para o mercado externo. Em
2011, foram comercializados mais de 111,8 mil litros, o que representou 12,7%
volume total exportado pelo setor vitivinícola. Em 2012, este percentual subiu
para 18,5%, com a venda de 172,8 mil litros. No primeiro semestre deste ano,
foram exportados 2,2 mil litros de espumante somente para o Reino Unido.
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