quinta-feira, 24 de outubro de 2013

A efervescência do mercado brasileiro de espumantes desembarca em Londres



Em maio, 10 empresas integrantes do Wines of Brasil estiveram presentes na London Internacional Wine Fair, no qual os espumantes tiveram destaque.
Crédito: Uschi Klein, Ibravin.


A grande qualidade do espumante brasileiro que se viu em Garibaldi, na semana passada, está chegando a Londres. Nove empresas do Wines of Brasil participam do Fizz, primeiro evento voltado exclusivamente à bebida no Reino Unido. Cenário de expansão de mercado e centenário da fabricação no país motivam a ação.
Uma pesquisa realizada durante a Vinexpo, na França, mostrou que o Reino Unido será o maior mercado consumidor de espumantes até 2016.  O estudo foi realizado pelo instituto norte-americano The International Wine and Spirits Research, especializado em levantamento e análise de mercado e apontou que o consumo dos britânicos chegará a 126 milhões de garrafas da bebida por ano. Com este volume, o Reino Unido ultrapassaria Alemanha e Estados Unidos e se colocaria como principal importador do produto.
Para aproveitar este boom do mercado de espumantes no Reino Unido, o Wines of Brasil, projeto do Instituto Brasileiro Vinho (Ibravin), em parceria com a Agência de Promoção de Exportações e Investimento (Apex-Brasil), levará nove vinícolas para a primeira edição do Fizz – The Sparkling Wine Show.  O evento ocorre em Londres, capital do Reino Unido, nesta terça-feira (22), e é voltado aos profissionais do trade e jornalistas. Basso Vinhos e Espumantes, Casa Valduga, Cooperativa Garibaldi, Miolo Wine Group e vinícolas Aurora, Campos de Cima, Don Giovanni, Caves Geisse e Salton estarão presentes com 19 rótulos. São esperados cerca de 400 profissionais, entre sommeliers, jornalistas, importadores, representantes de redes de restaurantes e formadores de opinião.
A gerente de Promoção Comercial do Wines of Brasil, Roberta Baggio Pedreira, aponta o mercado inglês como um dos principais alvos para a ampliação das vendas no continente europeu. Segundo ela, o Fizz deve incrementar a percepção no consumidor quanto à qualidade e a diversidade do produto brasileiro. “Celebrando o centenário do espumante no Brasil, não poderíamos deixar de estar presentes nesse evento que é totalmente dedicado aos vinhos espumantes, um dos produtos brasileiros mais reconhecidos internacionalmente”, avalia.
No ano em que celebra o centenário da bebida no país, o espumante brasileiro estará ao lado de países já reconhecidos pela qualidade e também de países emergentes na elaboração do produto. Champanhe e Cremant, da França, Prosecco, na Itália, e Cava, na Espanha, e países que entraram no mercado mais recentemente como o próprio Brasil, Inglaterra, Estados Unidos, Rússia, África do Sul, Austrália, Chile, Argentina, Nova Zelândia, Luxemburgo, entre outros, levarão seus produtos ao primeiro evento focado exclusivamente às borbulhas no Reino Unido.
Mercado em alta           

Os últimos anos têm sido de crescimento nas vendas de espumante para o mercado externo. Em 2011, foram comercializados mais de 111,8 mil litros, o que representou 12,7% volume total exportado pelo setor vitivinícola. Em 2012, este percentual subiu para 18,5%, com a venda de 172,8 mil litros. No primeiro semestre deste ano, foram exportados 2,2 mil litros de espumante somente para o Reino Unido.

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