- O
mercado mundial de vinhos movimenta anualmente US$ 270 bilhões.
- O
mercado brasileiro vem crescendo mais em valor que em volume, mostrando
tendência de uma maior qualificação do consumidor.
-
Verifica-se um aumento no mercado de luxo, com a proliferação de coleções de
vinhos no Brasil.
- O
enoturismo se apresenta como uma grande oportunidade para o consumidor conhecer
e estreitar laços com a produção brasileira de vinhos.
- As
regiões Sul e Sudeste representam 86% do mercado de vinhos no brasil sendo São
Paulo responde por 33%, e Rio de Janeiro 25%.
- No
Brasil, duas das principais barreiras ao consumo são o preço do vinho (alto
para os padrões econômicos e sociais do brasileiro) e o pouco conhecimento e
cultura do vinho.
- Segundo
a Associação Brasileira de Exportadores e Importadores de Alimentos e Bebidas
(ABBA), existem cerca de 30 mil rótulos de vinhos disponíveis no Brasil,
incluindo os nacionais, e 300 importadoras
- As
cervejas premium estão se apresentando como concorrentes diretas ao vinho.
Existem 135 microcervejarias no Brasil e a projeção é que este segmento chegue
a 2% de share, representando 274 milhões de litros, atraindo o consumidor que
está ascendendo socialmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário