O Instituto
Brasileiro do Vinho está convidando para a
apresentação da campanha promocional de final de ano dos vinhos
brasileiros. Serão mostrados os materiais desenvolvidos para veiculação na
mídia e aplicação nos pontos de venda para sensibilização do consumidor
brasileiro a respeito dos vinhos
elaborados no Brasil.
Será hoje,, no
Spa do Vinho Caudalie, no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, às 18h30min.
Como o convite veio de última hora, não deu para me articular e ir até lá,
beber um bom vinho, confraternizar com os amigos, inclusive com a Deborah
Villasboas Dadalt, diretora do hotel.
Beba com
descontração é o mote da campanha promocional dos vinhos brasileiros para o
final de ano. O lançamento contará com a presença de 25 dirigentes e
empresários do setor supermercadista brasileiro, recebidos pelo presidente da
Agas, Antonio Cesa Longo.
Nos três primeiros trimestres do ano, a participação no
mercado interno dos vinhos finos espumantes brasileiros foi de 30%. Porém, o
período mais relevante para comercialização do setor está nos três últimos
meses do ano, quando se efetiva o faturamento de 40% destes produtos. Para
turbinar este desempenho e melhorar a fatia abocanhada pelos vinhos nacionais o
Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) está apostando em uma das principais
qualidades do povo brasileiro para estimular a escolha pelos
rótulos do país.
Entre os dias 25 de novembro a 8 de dezembro entrará no
ar a campanha promocional Beba com Descontração. O mote valoriza a alegria, a
criatividade e a forma descomplicada de viver e se divertir dos brasileiros e
dos vinhos aqui elaborados. A campanha, desenvolvida pela agência Escala, de
Porto Alegre, envolverá comerciais em horários nobre da televisão, spots em
rádios e banners na internet com abrangência no Rio Grande do Sul.
O lançamento da campanha será para uma plateia
considerada estratégica. Além de representantes das entidades e das vinícolas
brasileiras, estará presente um grupo com 25 empresários e
dirigentes do setor supermercadistas de seis estados brasileiros: Rio Grande do
Sul, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Ceará e São Paulo. A missão
comercial, trazida ao estado pelo Ibravin, será ciceroneada no dia do
lançamento da campanha pelo presidente da Associação Gaúcha de Supermercados
(Agas), Antonio Cesa Longo, e pelo vice-presidente da Associação Brasileira de
Supermercados (Abras), Marcio Milan.
“Esta é uma ação de mídia conectada com o varejo, pois
visa estimular o consumidor a optar por rótulo brasileiro quando for às
compras. No Brasil, de cada quatro garrafas de vinho vendidas, três são em
supermercados”, informa o gerente de Marketing do Ibravin, Diego Bertolini. Ele
acrescenta que o envolvimento da Agas e da Abras nesta ação é fundamental.
“Eles ajudarão a para dar exemplo e sensibilizar as associações
supermercadistas e varejistas dos demais estados do país a aderirem a ações
promocionais e dar maior espaço para os vinhos brasileiros”, complementa.
- Para o setor vitivinícola, o último trimestre concentra
um terço do total das vendas anuais do setor, chegando a 40% se considerado
apenas os vinhos finos e espumantes.
- As festas de final de ano, somadas ao período de
férias alavancam principalmente as vendas de espumantes que, no período
respondem por 54,3% do faturamento do ano.
- Caso seja repetido o desempenho comercial do ano
passado, que registrou incremento de 12% nas vendas de espumante, serão
comercializadas 8,99 milhões de litros de espumante e 5,66 milhões de litros de
vinhos finos.
Objetivos da Campanha:
- Gerar desejo e vendas para a compra de vinhos e
espumantes brasileiros no final do ano.
- Descomplicar o consumo
do vinho, evidenciando novas situações de consumo.
- Elevar a percepção de qualidade dos vinhos
brasileiros.
Público-alvo:
Jovens Adultos, 25 e 34 anos, que já são consumidores, e
gostam de experimentar estilos novos e diferentes de vinho regularmente.
PONTOS PRINCIPAIS A SEREM TRABALHADOS PELA CAMPANHA:
Descomplicar
Desmistificar a ideia de que beber vinho é algo difícil
e complicado, que exige um ritual e é para entendidos.
Novos Momentos
Falar de novos momentos de consumo, em qualquer lugar e
situação:
vendo
o jogo de futebol,
em
um happy hour, na balada...
Origem
Dar foco no consumo do vinho brasileiro.
Mote: Descontração
O povo brasileiro é descontraído. Por isso, se
identifica com essa característica. Os vinhos do Brasil são descomplicados
e descontraídos, podendo ser consumidos em diversas ocasiões.
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