quarta-feira, 2 de outubro de 2013

A grande festa do espumante brasileiro em Garibaldi




                                                 Fenachamp em Garibaldi
                                                 

                                          As taças vão borbulhar em Garibaldi
                                         Foto Daniela Villar/Ibravin


Durante a 21ª Avaliação Nacional de Vinhos do Brasil 2013, em Bento Gonçalbes, encontrei com a minha aniga Ivane Fávero, hoje secretária de Turismo e Cultura de Garivaldi, e com o Gilberto Pedrucci, produtor de um excelente espumante, e mabos me convidaram para participar da Fenachamp – Festa Nacional do Champagne – que começará, amanhã, dia 3, em Garibaldi, e se estanderá até o dia 27 em todos os fins de semana. Eu já havia sido convidado pelos organizadores para ser jurado, como fui em anos anteriores, do concurso que escolhe o Melhor Espumante do Brasil, mas tive que abri mão da honra porque o concurso irá até o dia 18, oportunidade em que esatrei em São Gabriel, na região da Campanha gaúcvha, onde serei homenageado da 79ª Exposição Feira Agropecuária.
A Ivane sugeriu uma visita depois do dia 18 e é o que estou analisando. É impossível rescuar um convite da “Terra do Champanha”. Fico triste por não participar na 8ª edição do concurso promovido pela Associação Brasileira de Enólogos. Participei do primeiro e de vários outros. 
O mundo já reconhece a qualidade do espumante verde amarelo, mas a maior vitrine para promoção do produto no Brasil é o Concurso do Espumante Brasileiro, promovido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE). O concurso recebeu inscrições até o dia 1º de outubro, data limite para as vinícolas de todas as regiões produtoras do Brasil participarem do evento que acontecerá entre os dias 16 e 18 de outubro, integrando a programação da Fenachamp 2013, em Garibaldi. Em 2011, 231 amostras foram inscritas por 70 vinícolas. 
As vinícolas podem participar apenas com espumantes naturais, provenientes de uvas vitis viníferas, em duas categorias: Espumantes de segunda fermentação (charmat e tradicional) e Espumantes de primeira fermentação (moscatel). Os espumantes já devem estar sendo comercializados pelas empresas.
As degustações, que seguem as normas da Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV) e da União Internacional de Enólogos (UIOE), serão realizadas na sede da Câmara de Indústria e Comércio (CIC) de Garibaldi. O VIII Concurso do Espumante Brasileiro contará com um painel de degustadores formado por enólogos e experts indicados pela ABE. 
A premiação será realizada no dia 18 de outubro, às 19h, no CTG Sentinela da Serra, no Parque da Fenachamp. Serão premiados os espumantes melhores classificados por categoria, respeitando o limite de 30% dos inscritos conforme normas internacionais.




Um comentário:

Álvaro Cézar Galvão disse...

Eu irei à FENACHAMP para ser jurado, e ficarei de sobreaviso sobre seu merecido premio amigo Ucha. Pena não poder estar contigo nesta honraria;
Parabéns
Abraços de luz
Álvaro Cézar Galvão
www.divinoguia.com.br