Andréia
Gentilini Milan, do Ibravin, falou sobre o mercado do vinho nacional
Foto Ricardo
Behring/D
A Grande
Prova Vinhos do Brasil será realizada no dia 28, e reunirá mais de 600 rótulos
brasileiros avaliados às cegas no Hotel Windsor Atlântica. Resultados serão
divulgados no Anuário Vinhos do Brasil 2014.
Durante a semana
do Rio Wine and Food Festival, evento voltado para os amantes do vinho e da
gastronomia, entre os dias 7 e 13 deste
mês, os desafios e oportunidades do mercado de vinho brasileiro foram temas de
debates ancorados por especialistas do setor. No seminário “Vinho e Mercado”
realizado dia 9, na Fundação Getúlio Vargas (FGV), a Diretora de Promoção
Comercial do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Andreia Gentilini Milan,
apresentou o panorama do setor vinícola brasileiro e destacou a importância de
trabalhar pelo aumento do consumo de vinhos no Brasil, com campanhas de
marketing e esforços para entender as necessidades do novo consumidor de
vinhos. De forma unânime, os demais palestrantes do seminário pontuaram a
necessidade de mostrar o vinho de modo mais simples para o consumidor final.
Andreia falou sobre as tendências e
apostas no mercado nacional. Quando questionada se o crescimento do comércio de
vinhos era para todos os produtores, ela foi enfática em responder que se
destacará quem investir em qualidade e produtos diferenciados. “Vão sobressair
as empresas que tiverem visão estratégica, ao fazer distribuição eficiente, ter
uma boa comunicação com mercado, desenvolver rótulos e embalagens atrativas,
bem como promover degustações”, observou.
Apesar da falta
de cultura do consumidor acerca do universo vinícola e também do custo de uma
garrafa de vinho – independentemente de ser nacional ou importada – no Brasil,
os debatedores apontaram para a melhoria do padrão econômico da população. O
mercado brasileiro vem crescendo mais em valor que em volume, mostrando
tendência de uma maior qualificação do consumidor. Também verifica-se um
aumento no mercado de luxo, com a proliferação de coleções de vinhos no Brasil
e, em termos de lazer, o enoturismo se apresenta como uma grande oportunidade
para o consumidor conhecer e estreitar laços com a produção vinícola
brasileira.
Segundo dados apresentados pela Associação
Brasileira de Exportadores e Importadores de Alimentos e Bebidas (ABBA),
existem cerca de 30 mil rótulos de vinhos disponíveis no Brasil, incluindo os
nacionais, e 300 importadoras. A
prova de que o mercado de vinhos nacionais está ganhando espaço é a presença de
rótulos brasileiros em diversos eventos de do Rio Wine and Food Festival. No
jantar de abertura do festival, que aconteceu no Copacabana Palace, foram
servidos os espumantes Cave Geisse para um grupo seleto de convidados. Outra
ação foi o lançamento da carta exclusiva de
vinhos brasileiros do restaurante Mr. Lam, um dos mais concorridos do Rio. Os
rótulos foram escolhidos com base no Anuário Vinhos do Brasil 2013 e
apresentados em coquetel e feirinha,
com a presença das 10 vinícolas brasileiras que entraram na
carta. "Começa a chegar a hora que não
se precisa mais ‘justificar’ o vinho brasileiro, ele simplesmente está na cena
e vai surpreendendo, como vimos neste festival em vários momentos," disse
Sergio Queiroz, um dos organizadores do evento.
Para
enaltecer ainda mais o produto nacional foi realizada na livraria Cultura,
outro participante do RWFF, uma aula/degustação sobre o tema: História do vinho
– vinhedos do Brasil com o lançamento do livro da Vinícola Villa Francioni. No Bar do David, que fica na
comunidade do Chapéu Mangueira, Marcelo Copello deu um treinamento básico sobre
como servir vinhos, além de fazer a aproximação entre os donos de bares da
comunidade e os fornecedores de vinhos nacionais. Desta vez quem marcou presença foi a Salton. A Miolo participou ativamente e teve ações como o Jantar
harmonizado Terroirs do Brasil conduzido pelo enólogo Miguel Almeida no
Giuseppe Grill Mar. Outra ação, mas dessa vez no Mercado Municipal do Rio de Janeiro (Cadeg), foram as degustações
da Bueno Wines, Terroir do Brasil, entre outros
O sábado (12),
foi o grande dia dos Vinhos do
Brasil, com o lançamento do livro do jornalista e expert em vinhos Marcelo
Copello no Cadeg, com feijoada e
petiscos de boteco harmonizados com rótulos nacionais no Instituto Cravo Albin,
na Urca. Marcaram presença a Miolo, Bueno, Aurora, Pizzato, Salton e Perini.
O vinho brasileiro esteve presente ainda nos dois eventos que marcaram o último
dia do festiva: no Concurso Sommelier do Ano, o vinho servido foi da Aurora e,
no Leilão beneficente no Fasano, o público VIP pode degustar espumantes
Chandon, o rosé da Villa Francione, além de arrematar no leilão, produtos
especiais da Miolo, Pizzato, Villa Francione, Vinícola Geisse e Pericó.
O Rio Wine and
Food Festival continuará no dia 28, com a Grande Prova Vinhos do Brasil, que
terá seu resultado publicado no Anuário Vinhos do Brasil 2014, e promete reunir
no hotel WindSor Atlântica, cerca de 1,5 mil garrafas de vinhos brasileiros
avaliadas às cegas por um grande júri.
Nenhum comentário:
Postar um comentário