terça-feira, 22 de setembro de 2015

Geada e granizo maltrataram os vinhedos


Geada maltratou os parreirais

                                também nos vinhedos da serra gaúcha
                                mesmo no mês de setembro, dia 12.
                                Fotos de Roberto Molon
Na semana passada, escrevi que a geada fora de tempo, ocorrida dia 12 de setembro, causou sérios prejuízos aosparreirais da região da Campanha. Agora, meu velho amigo Floriano Molo, lá de Flores da Cunha, informa que na serra também houve muitos prejuízos e, inclusive, me manda fotos, plasticamente belas, mas que mostram os estragos nas videiras.
Eis o que escreveu Molon: “Para os leitores de longe, em especial, quero registrar que a serra gaúcha, no coração da região colonial italiana, foi tomada de uma fatalidade fora do normal: uma geada vem comprometer a produção de uvas, pêssegos, caquis, maças e outras culturas. A produção de uvas foi prejudicada em 80%, segundo depoimentos, tornando-se catastrófica a situação de milhares de famílias que tem nela o seu maior sustento. Estamos no inverno, mas depois de um longo período de altas temperaturas, as plantas frutíferas se adiantaram em mais de um mês, sendo agora atacadas por temperaturas até abaixo de zero. Repete-se a luta dos que ainda subsistem no trabalho da agricultura, tradição passada de geração para geração. Força, recomeçar de novo como tantas vezes fizeram! A esperança ainda vencerá.”

Alguns produtores, como Roberto Molon, autor das fotos, conseguiu diminuir os estragos com aspersão de água sobre a brotação.

Nenhum comentário: