sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Entidades delineiam parcerias para fomento da ovinocultura gaúcha



Também na Casa da Fepagro, durante a feira Expointer, houve a visita de dirigentes da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) para uma reunião sobre possíveis parcerias entre a entidade e órgãos de pesquisa e ensino do Estado. Participaram da reunião representantes da Secretaria da Agricultura e Pecuária, Fetag, Emater/RS-Ascar, Embrapa, UFRGS e Unipampa, além de pesquisadores da Fepagro e produtores rurais.
O secretário de Agricultura e Pecuária, Ernani Polo, participou do início da reunião, destacando a importância de intensificar o diálogo entre as entidades produtoras e as instituições de ensino e pesquisa para que a cadeia de ovinos tenha um salto qualitativo. “Considero este tipo de encontro fundamental, pois, quando nos juntamos, aumentamos nossa chance de fazer algo com resultados positivos e mais rápidos. O importante é fortalecer o setor, que tem espaço para crescer, e o governo deve colaborar nesse processo”, frisou.
O presidente da Arco, Paulo Afonso Schwab, apresentou um panorama da ovinocultura do Rio Grande do Sul, maior produtor nacional no setor. “Nosso grande foco agora é organizar a cadeia produtiva. Sem isso não poderemos atender à demanda crescente por carne ovina, nos estendendo a mercados como o Oriente Médio e a China”, destacou. Ele pontuou, também, a necessidade de avançar o Programa Estadual de Sanidade Ovina, o Proeso, para que o setor possa ampliar sua participação em mercados internacionais.
Pesquisadores da Fepagro citaram as ações da Fundação na área da ovinocultura, como os serviços de diagnóstico do IPVDF – Fepagro Saúde Animal e projetos de pesquisa que eram conduzidos nas unidades de Viamão e Hulha Negra. “São projetos encerrados, mas os pesquisadores desses Centros têm todo o interesse em retomar essas atividades, inclusive com estudos específicos, como controle de parasitas por homeopatia, por exemplo”, contou a pesquisadora Adriana Tarouco, coordenadora do Programa de Pesquisa em Produção Animal da Fundação. Além disso, a Fepagro Serra do Sudeste, em Encruzilhada do Sul, está passando por uma reestruturação para conduzir linhas de pesquisa específicas em pequenos ruminantes, como os ovinos. “O que podemos oferecer de imediato é o nosso conhecimento”, resumiu a pesquisadora Laura Lopes de Almeida, da Fepagro Saúde Animal.

Encerrando a reunião, o diretor-presidente da Fepagro, Adoralvo Schio, disse que o próximo passo será a convocação de uma reunião no âmbito da Câmara Setorial de Ovinocultura, para trazer a discussão para dentro dessa instância e dar continuidade ao diálogo entre as entidades interessadas. “A partir dessa reunião, poderemos efetivamente articular as instituições e construir um projeto para o setor”, finalizou.

Nenhum comentário: