sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Embrapa Uva e Vinho lançou tecnologias na Expointer

Dia 3 de setembro, durante a solenidade de Lançamentos da Embrapa na 38ª Expointer, em Esteio (RS),a Embrapa Uva e Vinho lançou duas novas tecnologias: o Sistema Biobed Brasil, para disposição final de efluentes contaminados com agrotóxicos originados na agricultura e a ferramenta GestFrut, para gerenciamento da propriedade rural. Os lançamentos ocorreram em uma das maiores feiras agropecuárias da América Latina e integram as comemorações dos 40 anos de existência da Unidade, que tem sede em Bento Gonçalves.
O Sistema Biobed Brasil é uma alternativa ambientalmente segura para tratar os resíduos da lavagem de máquinas, onde são executadas as atividades com os agrotóxicos e o manejo do pulverizador. O sistema foi desenvolvido pelo pesquisador Luciano Gebler a partir do modelo Biobed utilizado na Suécia, sendo adaptado para as condições de produção de frutas de clima temperado do sul do Brasil. Gebler comenta que o Biobed reproduz o modelo de degradação que acontece livremente na natureza, porém em uma situação que acelera o processo. "O Biobed depende basicamente da atuação de fungos filamentosos brancos, que são os agentes microbiológicos que quebram e transformam as moléculas de agrotóxicos", esclarece. Entre os pontos positivos da nova tecnologia, Gebler destaca a eficiência e o baixo custo, além de ser ambientalmente segura e adequada para ser utilizada na propriedade. Clique aqui para saber mais sobre a tecnologia.
A outra tecnologia apresentada é o GestFrut, uma ferramenta para avaliações econômico-financeiras da produção de 11 frutas de clima temperado - ameixa, amora preta, caqui, framboesa, kiwi, maçã, mirtilo, morango, pera, pêssego e uva. Este programa de computador, em excel,  estará disponível no endereço www.embrapa.br/uva-e-vinho/Gestfrut.

O GestFrut integra conhecimentos de pesquisadores e produtores, com o objetivo de auxiliar na gestão de custos da fruticultura de clima temperado, com foco em análises econômicas e financeiras, contemplando aspectos de curto e longo prazo.  "Está na hora da propriedade familiar 'fazer números', como em qualquer negócio, para que possa se viabilizar, ampliar sua renda e tomar decisões com maior segurança", afirma o Chefe-Geral da Embrapa Uva e Vinho, Mauro Zanus. Segundo Joelsio Lazzarotto, pesquisador responsável pelo projeto, o GestFrut irá auxiliar aos produtores a realizar estimativas e análises econômicas e financeiras de diferentes sistemas de produção de frutas, incluindo as fases de produção no campo e de pós-colheita. 

Nenhum comentário: